Cebolinha propõe Lei para que restaurantes concedam descontos a quem fez redução do estômago

Indicação feita pelo presidente da Câmara inclui, além da cirurgia bariátrica, outras gastroplastias
13080.jpgO presidente da Câmara, o vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, está solicitando, através do Projeto de Lei 055/2013, que restaurantes e similares de Indaiatuba passem a conceder descontos ou meia porção para pessoas que realizaram a cirurgia bariátrica (redução de estômago) ou qualquer outra gastroplastia.

Utilizada principalmente para o tratamento da obesidade mórbida – um dos principais problemas de saúde na sociedade moderna – a cirurgia bariátrica precisa de acompanhamento psicológico, requer uma série de condições para ser realizada e limita a capacidade gástrica dos pacientes.

Em função disso, as pessoas que passaram por esse tipo de cirurgia, ainda que queiram, não conseguem mais ingerir grande quantidade de alimento, sendo restrita a ingestão de vários tipos deles e, principalmente, a quantidade.

“No aspecto jurídico, entendemos que o presente projeto de lei é legal e constitucional já que é competência do Município legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal e estadual”, lembra Cebolinha.

A Lei que confere descontos ou redução de porções para quem fez a cirurgia do estômago, ou outras intervenções similares, já existe em municípios como Campinas e São Paulo e beneficia milhares de pessoas que tiveram como única opção, reduzir o estômago.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI