Vereadores do Parlamento Metropolitano se reúnem em Campinas

ImagensOs vereadores membros do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (RMC) se reuniram na Câmara Municipal de Campinas na manhã de quarta-feira, dia 23 de março, para discutir melhorias legislativas de interesse de todos os municípios que compõem a RMC.

Os trabalhos foram comandados pelo vereador de Monte Mor e presidente do Parlamento Rogério Maluf. Também fizeram parte da mesa diretora o 1º vice-presidente do Parlamento e vereador de Vinhedo Geraldo Rodrigues Fróis, o ‘Cidinho’, o tesoureiro do Parlamento e vereador de Indaiatuba Hélio Ribeiro, e o presidente da comissão permanente de assuntos metropolitanos da Câmara de Campinas, vereador Antônio Francisco, ‘O Politizador’.

O diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Palimércio de Luccas, foi convidado pelos vereadores para apresentar a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, que trata sobre o uso de sacolas biodegradáveis e retornáveis em supermercados, para diminuir o impacto ambiental tanto para produção do material assim como para a decomposição do mesmo. Em cidades como Jundiaí e Monte Mor os supermercados não possuem mais sacolas de plástico para que os clientes guardem as compras.

O vereador Hélio Ribeiro lembrou também da Lei municipal 5.737, de autoria do vereador Fábio Conte, que dispõe sobre o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais de Indaiatuba às pessoas que se utilizam de sacolas retornáveis.
A intenção é que todas as cidades adotem uma legislação em comum, buscando diminuir o impacto ambiental causado por materiais plásticos.

Diante da dificuldade em conseguir marcar uma reunião com representantes da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), os membros do Parlamento optaram por formar um grupo de representantes das cidades mais prejudicadas com as praças de pedágio e pleitear uma reunião com o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, e solicitar mais uma vez revisão das tarifas cobradas.

Também foi apresentada aos vereadores a proposta de que haja um sistema de distribuição de conteúdos pelas TVs legislativas, através de sinal aberto, e identificar meios para o aproveitamento desse espaço pelas Câmaras Municipais da RMC.

Os membros do Parlamento Metropolitano voltarão a se reunir no dia 2 de maio na Câmara Municipal de Nova Odessa.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI