Gerente da Telefônica apresenta plano de melhorias para Indaiatuba

ImagensOs vereadores que compõem a Comissão de Representação para apurar questões relativas à Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e Telefônica realizaram a última reunião antes da entrega do relatório final, que conclui os trabalhos da Comissão.

A reunião aconteceu no final da tarde de segunda-feira, dia 22, e estiveram presentes os vereadores Dr. Luiz Carlos Chiparine, Bruno Arevalo Ganem, Hélio Alves Ribeiro, Dr. Helton Antônio Ribeiro, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, Osmar Ferreira Bastos e Dr. Túlio José Tomass do Couto. Os vereadores receberam o Gerente Regional de Assuntos Institucionais da Telefônica, Waldomiro De Gobbi Júnior, que apresentou dados sobre o plano de melhorias adotado pela empresa de telefonia para sanar os principais problemas enfrentados pela população.

O Plano de Obras Unificado aplicado pela empresa segue a topologia da rede externa, com ações como redisposição de poste com a regularização da rede após substituição de poste pelas companhias de energia elétrica, instalação de transdutores de pressão para monitoramento remoto dos cabos, substituição de máquinas de pressurização, manutenção em aterramento, carcaça, baterias e módulos de armários ópticos, reagrupamento dos fios e troca de blocos dos armários metálicos e substituição de lances de cabos subterrâneos com descarga elétrica.

Para o presidente da Câmara, vereador Dr. Luiz Carlos Chiaparine, as reuniões com representantes da CPFL e da Telefônica foram proveitosas. “Estamos em fase de finalização do relatório da Comissão e os trabalhos surtiram o efeito desejado”, destaca. “Com relação à CPFL, na semana passada a gente já conseguiu retomar os pontos de pagamento junto com as lotéricas, e a empresa também aumentou os locais de pagamento em comércio, com previsão para implantar um novo sistema para conseguir fazer o pagamento em caixas de supermercado. Também foram sanados alguns problemas que estavam ocorrendo com a distribuição de energia na cidade”.

Sobre a Telefônica, Dr. Chiaparine aponta as principais medidas que a empresa está tomando para resolver os problemas, porém, lembra que com relação ao serviço de internet de banda larga denominado Speedy, o impasse continua. “Muita gente pergunta sobre isso, mas o Speedy é uma tecnologia na qual a Telefônica não vai mais investir, por ser um sistema que não é mais viável. Tem previsão de aumentar um pouco em alguns bairros da cidade, mas a empresa está estudando um novo modelo de distribuição de banda larga. A obrigação da Telefônica conforme o contrato de concessão com o governo é prestar o serviço de telefonia fixa, já a aplicação do Speedy fica a critério da empresa de colocar ou não em algumas regiões. É por isso que alguns bairros da cidade têm o serviço e outras regiões não”.

O Gerente da Telefônica também apresentou dados sobre furtos de cabos telefônicos, que apenas em Indaiatuba neste ano já atinge 11.899 metros, e 114.190 em toda Região Metropolitana de Campinas. “Isso traz uma série de prejuízos para a comunidade, por isso a Comissão vai estudar de apresentar um projeto de Lei para regulamentar a compra e venda de cobre aqui no município”, comenta Dr. Chiaparine.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI