Linho pede fiscalização de canis em Indaiatuba

Informações dão conta de que alguns possíveis criadores não zelam pela saúde, limpeza e condições de higiene dos animais.
13137.jpg

O vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT) solicitou à Prefeitura que intensifique a fiscalização para se apurar a possível existência de canis clandestinos em Indaiatuba, bem como as condições em que estariam sendo mantidos cães e outros animais destinados à venda.

Em seu gabinete, o vereador recebe, por vezes, queixas de irregularidades em supostos canis de criadores e comerciantes de animais, principalmente cães de pequeno porte.

“Informações dão conta que a situação nesses canis está longe do que deveria ser para um criador que tem o dever de zelar pela saúde, limpeza, condições de higiene dos locais e, principalmente, contra os maus tratos aos animas”.

Linho apresentou a indicação nº 717, durante Sessão de Câmara, realizada segunda-feira (23), no Plenário da Câmara. O problema não está nos pet shops, que costumam manter regularizadas suas atividades, mas sim nas chácaras e fundos de quintais que contam com criadores que estariam comercializando animais sem nenhuma regularização frente aos órgãos competentes.

Esses locais, por falta de fiscalização, funcionariam sem as mínimas condições de oferecer vida digna aos animais, como vacinação, água fresca e banho de sol. Nesses casos, os animais correriam o risco de serem confinados dia após dia, de terem os cios não respeitados e, a possibilidade de os bichos não terem disponível água fresca e limpeza das baias.

“Costumo dizer que três coisas me tiram do sério, embora eu seja uma pessoa pacífica, que não aceita nenhum tipo de violência; mas quando uma criança, um idoso ou um animal passam por maus tratos, aí é melhor não ficar na minha frente. Nesse sentido, espero que o setor competente da Prefeitura, que é o Centro de Controle de Zoonoses, promova essa fiscalização e me apresente os resultados, porque se eu tiver que fiscalizar essas queixas, o Departamento de Meio Ambiente receberá a minha visita, que certamente não será agradável”.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI