Parlamento Metropolitano discute segurança na Câmara de Indaiatuba

Monitoramento foi tema da reunião que contou com a presença de diversas autoridades da Região Metropolitana de Campinas
13150.jpg

O sistema de monitoramento de Indaiatuba foi tema de palestra ocorrida hoje (25), durante reunião do Parlamento Metropolitano da RMC. O assunto foi apresentado pelo Chefe de Gabinete e secretário da Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto, que palestrou sobre o tema, que mudou a questão da segurança em Indaiatuba e vem servindo de modelo para vários Municípios brasileiros.

O encontro, que faz parte da reunião mensal do Parlamento, foi presidido pelo presidente da Câmara de Indaiatuba Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira (PMDB) e ocorreu a pedido do vereador de Indaiatuba, Hélio Alves Ribeiro (PSB), que tem representado o Município em todos as reunião do Parlamento. Também estiveram presentes os vereadores Maurício Baroni (PMDB), Massao Kanesaki (DEM) e Derci de Lima (PT).

Além da palestra do secretário, a ex-vereadora de Campinas e Diretora Executiva da Agemcamp, Ester Vianna, também falou sobre segurança pública. A reunião foi presidida também pelo presidente do Parlamento Metropolitano da RMC Lorival Messias de Oliveira, pelo 1º vice-presidente Campos Filho, o 2º vice-presidente Paulo Pereira Filho e pelo o 4º vice-presidente Fred Chiavegatto Neto.

Palestra

Durante a palestra, Alexandre Guedes Pinto contou um pouco da luta travada pela administração municipal que de 2001 a 2008, viu seus índices de roubo e furtos de veículos crescerem 200%. “A Segurança passou a ser o principal problema do Município e o prefeito Reinaldo Nogueira nos alertava então de que era preciso coibir esse tipo de crime”.

Desde então a Prefeitura de Indaiatuba uniu criou uma série de ações que une serviço de inteligência, tecnologia e treinamento de profissionais que criaram um dos modelos de monitoramento mais bem capacitados da região.

A cidade é cercada por câmeras de monitoramento 24h, que mostram em tempo real e em alta definição, todas as principais avenidas da cidade, além de pontos específicos como o Parque Ecológico e o Centro da cidade.

Um moderno centro de atendimento, o COI (Centro de Operações e Inteligência) monitora e integra as informações, que podem ser integradas a todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas que estão aderindo ao projeto, através da Agemcamp.

Para Alexandre, o sucesso da luta em favor da segurança pública se chama integração. O secretário falou sobre o Grupo de Apoio Preventivo (GAP), o Grupo de Operações com Cães (GOC), GPS, Rádio Digital, Câmeras e softwares de monitoramento de placas. O Geofone é um sistema que localiza, através do telefone 153, a área em que está acontecendo a ocorrência, a foto da residência, o número do telefone de quem está realizando a chamada e o endereço. Com um click, é possível outras ações, como visualizar o imóvel de onde está partindo a chamada, o quarteirão, evitar trotes, avisar vizinhos e dar suporte para a chegada da viatura no local.

Alexandre falou ainda sobre a Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM), sobre a integração entre municípios, Guardas Municipais, Polícia Militar e Civil, e mostrou como veículos roubados em cidades como Vinhedo, Louveira ou Jundiaí, acabaram sendo abordados em cidades que contam com esse tipo de monitoramento.

Também colocou o COI à disposição de todas as autoridades da RMC que desejam conhecer o sistema e falou sobre o projeto ‘Câmera Cidadã’, em que qualquer cidadãos pode cadastrar sua câmera --instalada em residências, indústrias ou comércios -- e se unir às câmeras públicas na luta contra o crime e garantir a segurança de todos os cidadãos.

A próxima reunião do Parlamento será na Câmara de Vinhedo, dia 6 de dezembro para discutir ‘Política Nacional de Resíduos Sólidos’.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos/ACS-CMI