Quatro projetos de Lei são aprovados na 14ª Sessão Ordinária

ImagensRealizada na noite de segunda-feira, 24 de maio, a 14ª Sessão Ordinária de 2010 recebeu dois requerimentos de pedido de urgência especial para votação de projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal. Assim, os projetos de Lei nº 79/2010 e 84/2010 entraram para votação na Ordem do Dia e foram aprovados em votação única.

O primeiro deles, de nº 79/2010, dispõe sobre alteração das Leis Municipais nº 5.655, de 28 de outubro de 2009, que dispõe sobre o Plano Plurianual de Investimento, Lei nº 5.600, de 17 de junho de 2009, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2010, Lei nº 5.676 de 17 de dezembro de 2009, que Aprova o Orçamento do Município para o exercício de 2010 e autoriza a celebração de convênio, e dá outras providências. Assim, fica o poder executivo municipal autorizado a celebrar convênio com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, visando a implementação do Projeto “Complementando a Renda” por meio de ações complementares destinadas ao desenvolvimento das famílias beneficiadas do Programa “Renda Cidadã”, com a implantação e organização de cursos de qualificação profissional. Desta forma, para fazer frente às despesas da alteração pretendida, o projeto de Lei propõe também a abertura de crédito adicional no orçamento vigente, no valor de R$ 32 mil, que serão cobertos com recursos provenientes de convênio a ser firmado com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social no valor de R$ 26.500 e da reserva de contingência no valor de R$ 5.500.

Também em regime de urgência, foi aprovado o PL 84/2010, que dispõe sobre o Plano de Incentivos a Projetos Habitacionais Populares, vinculado ao Programa Federal denominado “Minha Casa Minha Vida”, e dá outras providências. Os incentivos previstos no projeto de Lei destinam-se a empreendimentos voltados a famílias com renda mensal de até seis salários mínimos, vigentes no Estado de São Paulo e que, obrigatoriamente estejam cadastras na Secretaria Municipal de Habitação, tendo como objetivos principais atender famílias que deverão ser removidas de áreas de risco ou áreas consideradas inadequadas para habitação; reduzir o déficit habitacional da população de baixa renda; fomentar a participação da iniciativa privada na execução de projetos destinados à solução dos problemas habitacionais no município.

Segundo o projeto, pretende-se ainda autorizar a celebração de convênio com a Caixa Econômica Federal, visando à implementação do Programa Minha Casa Minha Vida, sendo que a estimativa inicial é a construção de 500 casas, com área de aproximadamente 48 metros quadrados.

Em segunda votação dois projetos de Lei do Executivo Municipal foram aprovados e seguem para sanção do prefeito Reinaldo Nogueira. O PL nº 74/2010 autoriza o Poder Executivo a conceder em favor da Casa da Criança Jesus de Nazaré, subvenção social até o limite de R$ 17.820, em parcelas mensais, destinados exclusivamente à aquisição de gêneros alimentícios. O projeto de Lei nº 75/2010 autoriza repasse de recursos financeiros em favor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Indaiatuba (Apae). O valor da subvenção social, de acordo com o projeto, é de até R$ 10.380, em parcelas mensais, destinados exclusivamente à aquisição de gêneros alimentícios.

Os recursos dos projetos de Lei 74/2010 e 75/2010 são provenientes de repasse do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Creche e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAP) (pré-escola) e correrão por conta das dotações orçamentárias.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI