Cebolinha entrega livros para crianças da Emeb Nízio Vieira

“Quero despertar na criança o interesse pela leitura”, diz o vereador e presidente da Câmara
13139.jpg

Não é segredo para ninguém que o presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, o vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha´ Pereira, é apaixonado por livros desde criança. “Tenho em casa uma ´biblioteca´ com vários títulos”, conta.

Por conta disso, o vereador recebeu uma homenagem da coordenação da EMEB "Prof. Nízio Vieira", local em que, representando o Legislativo, falou às crianças sobre alguns dos livros que já leu. “Durante a entrevista feita pelos alunos, fiquei muito emocionado”, confessa.

No ´bate papo´ com os estudantes do 4º Ano, Cebolinha falou ainda sobre sua vida, sonhos, paixões e sobre a importância da leitura. “Nesse dia, me comprometi com as crianças em presenteá-los com um livro para cada um”, explica Cebolinha.

Na última terça-feira (24), o presidente da Câmara foi até a EMEB e entregou para as coordenadoras e professoras -- Juliana, Jane, Catarina e Sueli -- os livros prometidos às crianças. A classe se empolgou e já combinou de trocar os ‘presentes’ entre eles para que todos possam ler vários livros. “A leitura não é apenas uma das ferramentas mais importantes para o estudo e o trabalho, é também um dos grandes prazeres da vida. Num mundo onde cada vez mais os novos meios de comunicação dominam o interesse das novas gerações, precisamos nos preocupar em criar nas crianças hábitos de leitura”, sugere.

Os primeiros livros

“Me senti ´especial ‘em dar o primeiro livro para as crianças e tive a preocupação na escolha dos títulos, já que para o pequeno leitor é importante que os livros sejam simples, curtos, mas que prendam a atenção”, explica. Para o presidente da Câmara, o mais importante é contagiar essa nova geração! Cebolinha ressalta que os pais também podem ajudar os filhos a formar sua própria biblioteca que pode ser compartilhada com irmãos e amigos, além de colaborar, sempre que possível, com a biblioteca da escola. “Comentar uma determinada leitura com outras crianças pode ser uma atividade interessante, da qual podem surgir novos interesses que levem, por sua vez, a novas leituras”.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI