Gerente Geral da CEF participa de reunião com Comissão

ImagensO Gerente Geral da Caixa Econômica Federal (CEF), Luiz Carlos Paratelli, participou na última segunda-feira, dia 25, de reunião com os vereadores membros da Comissão de Representação para apurar questões relativas à Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). Participaram da reunião o presidente da Câmara, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, e os vereadores Adalto Missias de Oliveira, Bruno Arevalo Ganem, Dr. Helton Ribeiro e Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira.

A principal cobrança dos vereadores é que as duas instituições voltem a trabalhar em conjunto. Paratelli sinalizou que há interesse em buscar um entendimento com a CPFL para que a instituição bancária, bem como as Casas Lotéricas, voltem a receber o pagamento de contas de energia elétrica. “Em 20 de julho de 2010 recebemos uma carta reincidindo o contrato. Não houve proposta ou negociação. Temos interesse em manter convênio com todas as empresas”, explica.

Também presente na reunião, o Gerente do sistema de pagamento CPFL Total, Marcos Antônio Darella, confirma que a adoção de um novo sistema de pagamento foi uma decisão da empresa para ter uma rede própria com diversos pontos espalhados pela cidade, inclusive em regiões sem agências bancárias ou lotéricas. Sobre os problemas que a população enfrenta para encontrar um comércio habilitado, uma vez que a rotatividade de pontos é muito grande, Darella diz que a questão da inadimplência não teve seu índice alterado, mas mesmo assim o prazo para cortes está ampliado justamente por entender que há esta dificuldade. “Não queremos jogar a culpa na Caixa, empresa que mantemos muitos outros contratos. Enquanto não resolvemos a situação, temos que ter outras ações”.

Sobre a ampliação de pontos de recebimento, Darella conta que estão com 10, mas já há 13 novos locais potenciais que estão em análise. “Esta semana queremos resolver no Jardim Morada do Sol e Cecap. Depois vamos partir para os outros bairros”.

Para o presidente da Câmara, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, a rescisão do contrato entre CEF e CPFL foi prematura. “Pedimos que cada um reveja a situação, se é possível mudar algo ou não, ter uma visão mais regional ou local para assim ter uma agilidade maior. Vejo, como usuário, que perdemos a referência de local de pagamento, a rotatividade é muito grande, num mês você consegue pagar em determinado estabelecimento, no outro esse lugar já não recebe mais, então tem que procurar outro. Se não tiver 15 pontos fixos não resolve. Pode ter 50 variantes, mas os fixos têm que se manter”, analisa.

Oscilação de energia
Um grupo técnico de engenheiros da CPFL, acompanhado pelo vereador Bruno Ganem e pelo representante da prefeitura Haroldo Roberto Dorta Bernardes, visitaram algumas empresas do Distrito Industrial que enfrentam problemas de oscilação de energia elétrica. Conforme esclarecem os técnicos, foram feitas medições que apontaram variação de tensão. “Identificado o problema, temos um prazo já determinado para resolvê-lo, conforme a gravidade da situação, em alguns já iniciamos a reparação do problema, em outros instalamos o aparelho de medição para analisar essas quedas de energia”, explica o engenheiro Ricardo Anacleto.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI