Comissão de segurança recebe diretoras de escolas e delegado

A Comissão de Representação de Segurança, formada pelos vereadores Túlio Tomass do Couto, presidente do grupo, Bruno Averalo Ganem, Fábio Marmo Conte, Helton Antonio Ribeiro e Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), recebeu nesta terça-feira, dia 26, diretoras de escolas estaduais de Indaiatuba e o delegado Carlos Donizetti.

Por motivos de segurança, elas pediram para não serem identificadas, a fim de terem condições de expor com fidedignidade a situação que enfrentam no dia-a-dia.

Segundo elas, os maiores problemas enfrentados dizem respeito às drogas, principalmente as bebidas alcoólicas, que são vendidas aos menores em bares próximos às escolas. Para tanto, elas pedem providências das autoridades no que tange à fiscalização neste tipo de estabelecimentos comerciais e também em lan houses.

Uma das diretoras conta que o problema das drogas está fora dos seus muros, mas há outras que admitem o consumo dentro da escola e se sentem ameaçadas pelos alunos, assim como os professores. Para elas, o problema das drogas leva a vários delitos, dos mais leves como os que estão relacionados à depredação do patrimônio público até crimes violentos praticados fora da escola.

A solução, segundo elas, é trabalhar preventivamente com os mais jovens, que aos 11 anos já estão sendo iniciados às drogas, por meio, por exemplo, de programas como o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, e também é necessário receber o apoio da polícia no que tange à repressão, desde que haja capacitação da polícia para abordar os jovens. “A ronda escolar deve ser constante”, dizem. E fazem, ainda, um panorama futuro: “Caso não haja ação, o problema deve piorar em pouco tempo”.

De acordo com o vereador Túlio Tomass do Couto, presidente da Comissão, vários ofícios já estão sendo encaminhados para solicitar dados e pedir providências às autoridades competentes, como é o caso do Departamento de Investigações sobre Narcóticos – Denarc, que será solicitado a realizar investigações nas escolas.

Delegado
Agradecendo a iniciativa da Comissão, o delegado Carlos Donizetti deu início às suas explanações a respeito da segurança em Indaiatuba. Segundo ele, a situação é grave, assim como em outros municípios, e é preciso que haja uma ação conjunta das polícias para combater o crime. “Somente quando há um plano conjugado, a realidade pode mudar para melhor”.
Donizetti afirma que até mesmo a geografia da cidade interfere nas ações, tanto em função da malha viária quanto com a proximidade das outras cidades. “Indaiatuba precisa e merece uma melhor infra-estrutura para que a Polícia Civil possa atuar”, desabafa. De acordo com ele, não há funcionários suficientes para realizar os trabalhos, o que acarreta uma sensação de impunidade e que dá a chance dos bandidos agirem com mais força. “Há acúmulo de trabalho e as ocorrências não param”, diz.
Em relação aos problemas de drogas nas escolas, exposto pelas professoras na reunião anterior, o delegado afirma que é preciso uma investigação profunda e, para isso, é preciso, justamente, que haja recursos e pessoal.

Próximos convidados
Na próxima terça-feira, dia 2 de junho, a partir das 8h, está confirmada a presença do Secretário Municipal Interino de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes. Às 9h, a Comissão conta com a presença de representantes do comércio.

Foto: Giuliano Miranda/ACS-CMI
Texto: Rachel Severo Alves Neuberger