Presidente da Câmara participa de inauguração de Centro de Triagem e Coleta Seletiva

ImagensO presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, e os vereadores Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, Fábio Conte e Hélio Ribeiro, participaram na manhã de quinta-feira, dia 27 de maio, da inauguração do Centro de Triagem e Coleta Seletiva, dos 17 novos Ecopontos e a nova Usina de Biodiesel. A cerimônia de inauguração aconteceu no Aterro Sanitário localizado na estrada João Cecon.

O Secretário Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, Nilson Alcides Gaspar, fez a abertura do evento e explicou aos presentes as ações tomadas para coleta e reciclagem de lixo. Dr. Chiaparine também fez o uso da palavra e ressaltou a importância de viabilizar projetos que tragam benefícios no futuro. “O prefeito Reinaldo Nogueira está de parabéns, assim como toda a equipe. É um projeto muito importante em favor do meio ambiente. Nossa cidade está crescendo e é necessário pensar também no valor que terá no futuro”, explica. Na sequência, o prefeito Reinaldo Nogueira falou sobre a instalação dos Ecopontos, que abrangem todas as regiões da cidade e do aumento a vida útil do Aterro Sanitário. “Estudamos várias formas para fazer a captação de lixo reciclável, e este é o sistema mais produtivo e que tem os melhores resultados”, enfatiza.

O Centro de Triagem e Coleta Seletiva foi criado com o objetivo de receber toda a coleta seletiva da cidade. É neste local que o material é separado de acordo com sua espécie, prensado e vendido diretamente para empresas interessadas. Todo o valor arrecadado é repassado paro o Fundo Social de Solidariedade Indaiatuba (Funssol). O Centro de Triagem também fornece oportunidade de emprego para catadores de lixo reciclável de Indaiatuba, sendo que 14 pessoas já foram contratadas, com condições de trabalho, uniforme, segurança e carteira de trabalho registrada.

A coleta será feita diariamente em diversos pontos da cidade seguindo o cronograma da Secretaria. Atualmente existem mais de 200 pontos, já contando com os novos 17 Ecopontos, distribuídos nas Escolas Municipais. De acordo com o secretário de Urbanismo são coletadas 50 toneladas de lixo reciclável por mês e esse número tende a aumentar.

Para a população colaborar com a Coleta Seletiva basta levar o vidro, papel, plástico, metal e o óleo em algum ponto de coleta da cidade, a listagem está disponível no site da prefeitura [www.indaiatuba.sp.gov.br].

A nova usina de Biodiesel está localizada na Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, na rua Afonso Bonito, 215, Vila Brizola. O biodiesel é produzido a partir do óleo de cozinha usado, e os novos 17 Ecopontos também receberam o óleo de cozinha.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI