Comissão de Segurança é recebida por Coronel do CPI 2 em Campinas

ImagensO comandante do Comando de Polícia do Interior 2 – CPI 2, Coronel Albuquerque, recebeu nesta quarta-feira, dia 26, os membros da Comissão de Representação de Segurança da Câmara Municipal de Indaiatuba, vereadores Túlio Tomass do Couto, presidente, Bruno Arevalo Ganem, secretário e Helton Antônio Ribeiro.

O objetivo da reunião foi apresentar as dificuldades enfrentadas pela população de Indaiatuba na área da segurança e apresentar algumas solicitações a fim de minimizar o problema do aumento da criminalidade no município.

Dentre as solicitações discutidas com o Coronel estão: o aumento do efetivo em Indaiatuba, a partir da criação de mais uma Companhia ou um Batalhão da Polícia Militar, já que o número de policiais é pequeno para as necessidades atuais da cidade; mais policiais para integrar o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência; equiparação dos salários dos policiais que atuam na Região Metropolitana de Campinas.

Todas as solicitações foram baseadas em depoimentos de autoridades, trabalhadores da área e cidadãos indaiatubanos, que desde maio têm sido ouvidos pela Comissão da Câmara. “A Comissão de Segurança foi criada para apurar os fatos e cobrar das autoridades competentes, soluções para os problemas do município”, afirma o vereador Túlio.

De acordo com o Coronel, todas as informações serão levadas ao conhecimento de seus superiores, “pois eles têm autonomia para avaliar tecnicamente a situação de Indaiatuba e atender efetivamente as solicitações do município”. Segundo ele, todas as decisões tomadas pelo Comando Geral da PM são técnicas, onde são avaliados diversos índices do município como a economia, o desenvolvimento social, a malha viária e a violência na cidade, que é refletida pelos boletins de ocorrência registrados pela população.

O Coronel Albuquerque comentou que o “déficit de efetivos na Polícia Militar é Estadual” e vem ocorrendo em todas as cidades. Explicou também como é feita a distribuição do efetivo, para que não haja desequilíbrios nas Companhias e nos Batalhões que o CPI 2 abrange. Reconhecendo que as trocas de comandos em Indaiatuba afetaram os trabalhos dos policiais na cidade, Albuquerque afirmou que a próxima troca deverá ocorrer de modo que o novo Capitão fique por mais tempo, podendo assim realizar um trabalho duradouro. E atendendo prontamente um pedido da Comissão, o Coronel confirmou o envio de policiais para operações especiais com maior freqüência em Indaiatuba.

Durante toda a reunião o Coronel salientou a importância da participação da população no combate a criminalidade, pois somente através das denúncias é que a Polícia pode agir. Lembrou que “a segurança é dever do Estado, porém é também direito e responsabilidade de todos”, sendo necessária a participação dos cidadãos para que possa haver um bom trabalho no combate a violência. Albuquerque informou que as pessoas devem utilizar o 181, que é o disque denúncia do Estado, onde é possível denunciar ações suspeitas, principalmente em relação ao tráfico de drogas, sem a necessidade de identificação do denunciante.

Para finalizar, o presidente da Comissão de Segurança, vereador Túlio, afirmou que a Comissão procurará a Companhia de Indaiatuba, para que seja feito um trabalho de conscientização da população em relação ao disque denúncia, orientando os cidadãos sobre o trabalho da Polícia Militar. Destacou ainda que, a Comissão estará acompanhando o andamento das solicitações feitas nesta reunião. “Iremos cobrar das autoridades competentes tanto estaduais quando regionais e temos certeza que contaremos com o apoio do Prefeito Reinaldo Nogueira e do deputado estadual Rogério Nogueira nesse sentido”, diz Túlio.

Foto: Giuliano Miranda/ACS-CMI
Texto: Assessoria da Comissão