Projeto lançado na Câmara visa democratizar a leitura

‘Doe um livro a quem você nunca viu’ permite ‘esquecer’ ou ‘pegar’ livros de diversos autores nas áreas comuns do prédio da Câmara
14075.jpg

Uma iniciativa inédita em Indaiatuba pretende democratizar o hábito da leitura entre os frequentadores do prédio do Poder Legislativo. Trata-se da campanha ‘Doe um livro a quem você nunca viu”, projeto idealizado pelo presidente da Câmara, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira que consiste na seguinte ação: fazer com que as pessoas ´esqueçam’ um livro nas áreas comuns do prédio, para que outras possam ‘pegar’ a publicação, levar para a casa, ler e, quem sabe, devolver no mesmo local.

“A ideia já funciona em muitos municípios e permite ampliar o acesso à leitura, uma vez que o livro no Brasil é considerado um item caro, que pesa no orçamento das famílias; isso quando se tem a possibilidade de se adquirir uma publicação ”, analisa o chefe do Legislativo.

A campanha tem o apoio de todos os vereadores da Câmara. Os livros podem ser ‘esquecidos’ ou levados de áreas comuns, como as duas recepções, o Plenário, as estações de café instaladas em todos os andares da Casa ou sala de reuniões; entre outros.

Não há tema específico e as pessoas podem ‘esquecer’ de grandes clássicos da literatura, até gibis ou revistas. “Esperamos o apoio da população, de todos os funcionários da Câmara, de leitores assíduos e de todos os amantes da leitura; que todos possamos deixar ou levar um livro, e que esse gesto signifique bem mais que isso: signifique adquirir conhecimento para toda a vida”, lembra Cebolinha, que já levou a ideia ao prefeito Reinaldo Nogueira para que o projeto seja ampliado e possa ser colocado em prática em locais como praças e pontos de ônibus do Município.

Texto: Simone Santos - ACS/CMI