Major Waldermar receberá titulo de Cidadão Indaiatubano

ImagensFoi aprovado na 14ª Sessão Ordinária, realizada no dia 28 de maio de 2012, o projeto de Decreto Legislativo nº 4/2012, do presidente da Câmara Dr. Luiz Carlos Chiaparine, que dispõe sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano ao Sr. Waldemar Batista. A entrega dos títulos honoríficos acontece em Sessão Solene, realizada no mês de dezembro.

Histórico
Nascido aos 28 de agosto de 1938, na cidade de Itapira/SP, o homenageado, mais conhecido como Major Waldemar, reside em Indaiatuba há mais de 37 anos.

Casado em primeiras núpcias com Dalva de Toledo Batista, dessa união tiveram três filhos: Cláudia de Toledo Batista, funcionária pública estadual; Cristina de Toledo Batista, funcionária pública municipal e, Waldemar Batista Junior, funcionário público municipal.

Viúvo de Suely Maria Cação Ambiel Batista, com quem se casou em segundas núpcias, viveram juntos por 36 anos, até seu falecimento, ocorrido em setembro de 2011, sendo que dessa união não tiveram filhos.

O homenageado é filho de Manoel Batista e Benedita de Oliveira Batista, ambos falecidos. Formado pela Academia de Polícia Civil e com estágio na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, graduou-se bacharel em Direito. Realizou Curso de Polícia especializada em Miami, Estados Unidos. Especializou-se em Curso de Bombeiros, Policial Rodoviário e Policiamento Ostensivo. Atualmente é Major da Reserva da Polícia Militar.

Criou a Guarda Municipal em 1983. Trouxe para Indaiatuba a Corporação do Corpo de Bombeiros Militar no início de 1984. Foi o primeiro Diretor da Guarda Municipal e a comandou por mais de cinco anos intercalados, formando 10 turmas das que estão em atividades no momento. Criou a Secretaria de Defesa Social, hoje Secretaria de Cidadania e foi seu primeiro Secretário, tendo sido Secretário do Município por quatro administrações.

Eleito Vereador para a legislatura 1996/2000, foi Presidente da Câmara Municipal no exercício de 1999/2000. Nestes dois anos foi um Presidente austero e embora realizando reformas necessárias (calçadas, rampa de acesso para idosos e deficientes, banheiros para deficientes, reformas no Plenário, e informatizando a área administrativa), devolveu para os cofres da Prefeitura mais de dois milhões e meio de reais entre o primeiro e segundo ano de mandato.

Fato notável foi não ter preenchido o cargo de Chefe de Gabinete enquanto presidente da Câmara Municipal por todo o exercício, competindo tal função a sua esposa Suely, sem ter sido nomeada e não ter recebido qualquer remuneração para aquele cargo.

Graças a compreensão dos vereadores, dezessete na época, e com o apoio de todos, não houve um só caso que os desabonassem e teve suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, com louvor. Realizou uma administração séria, que contou com Vereadores e funcionários imbuídos de dar o melhor de si para o Município. Ao terminar seu mandato, não se candidatou para a reeleição, deixando de se candidatar para a qualquer cargo eletivo.

Fundou a ASSIM - Associação que muito contribuiu com a Segurança Pública do Município, aliás, importante ressaltar também foi a criação do CISPI (Centro Integrado de Segurança Pública de Indaiatuba), onde Guarda Municipal e Polícia Militar tinham um só controle de rádio Comunicação, e pelo bom relacionamento colocado em prática por ele, por longo tempo, Guardas e Policiais militares, chegaram a ocupar uma mesma viatura, no trabalho.

A Guarda Municipal de Indaiatuba foi considerada modelo e muitas outras tantas, foram formadas em outros municípios, tendo como base o uniforme, estatutos e regulamento disciplinar, inclusive a Guarda Metropolitana de São Paulo, onde o Major foi um dos integrantes de sua criação.

Foto: Giuliano Miranda/ACS-CMI
Texto: Da assessoria do vereador