Reunião sobre pedágio é realizada na Câmara

ImagensA Câmara Municipal de Indaiatuba foi palco no último sábado, dia 27 de junho, de uma reunião organizada pela Comissão Cidadania Participativa de Indaiatuba, formada por membros da sociedade civil e apoiada pela Comissão de Representação do Pedágio, da Câmara, que é presidida pelo vereador Carlos Alberto Rezende Lopes (Linho).

O objetivo do encontro foi debater propostas que visam minimizar os impactos negativos do pedágio da SP-75 (Rodovia Santos Dumont), km 60, para os indaiatubanos e também discutir os últimos detalhes sobre a paralisação que deverá ser realizada dia 1º de julho na praça principal do pedágio.

Na ocasião, estiveram presentes os deputados estaduais Rogério Nogueira e Antônio Mentor, ambos integrantes da Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa, que se comprometeram a lutar por condições mais justas no que diz respeito ao pedágio. De acordo com Mentor, as praças instaladas em Indaiatuba são um dano social de grandes proporções. Segundo ele, é preciso dialogar não só com a Concessionária Rodovia das Colinas, mas principalmente com o governo estadual e com a Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte no Estado de São Paulo.

O Prefeito Reinaldo Nogueira também se mostrou publicamente a favor de um pedágio mais justo. Segundo Matos, o chefe do executivo indaiatubano se comprometeu a abrir mão dos impostos (ISSQN), de cerca de R$ 70 mil/mês, caso a Colinas não cobre pedágio dos veículos da cidade na praça principal, assim como acontece nas praças dos desvios.

José Aristéia, que é membro da Comissão Cidadania Participativa, também compôs a mesa do evento e disse que é preciso lutar contra essa “injustiça que assola o nosso município”. Para ele, o indaiatubano é obrigado a entrar pelos fundos da sua própria casa, isso quando não prefere pagar o pedágio da praça principal para evitar perda de tempo, gastos com o veículo e problemas com a falta de segurança. Vale dizer que, diariamente, passam pelo desvio cerca de 6 mil carros e mais 6 mil pagam o pedágio da praça principal.

Durante o evento, foi discutido, por exemplo, que, atualmente, o pedágio chega a custar R$ 0,50 por quilômetro rodado para os indaiatubanos que utilizam apenas 20 quilômetros da área de concessão até Campinas, sendo que o correto seria R$ 0,12. “Isso significa que o pedágio deveria custar, no máximo, R$ 2,40”, afirma Matos, organizador do encontro.

Ao final, os membros da sociedade civil expuseram suas opiniões a respeito da situação atual do pedágio, parabenizando o envolvimento das autoridades no caso, já que a luta é antiga e até hoje não surtiu os efeitos desejados pela população.

Foto: Rachel Severo Alves Neuberger
Texto: Rachel Severo Alves Neuberger