Câmara lança “Parlamento Jovem” dia 4

Projeto educacional voltado para a cidadania e conscientização de jovens indaiatubanos, vai envolver estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Com objetivo de despertar a atenção de jovens e adolescentes para conhecer os trabalhos dos vereadores e a função do Poder Legislativo, a Câmara de Indaiatuba lança no próximo dia 4, o projeto “Parlamento Jovem”. Trata-se, portanto, de um projeto voltado para a cidadania e conscientização dos jovens indaiatubanos.

“Queremos chamar a atenção de todos para a necessidade de participar das ações do Poder Legislativo e envolver, não só os estudantes, mas toda a unidade escolar, as famílias e a comunidade”, explica o presidente da Câmara, o vereador Hélio Alves Ribeiro.

O projeto será lançado no Plenário da Câmara e pretende despertar os estudantes, lançando uma questão: o que você faria se fosse vereador por um dia?

Essa questão será levada aos alunos do ensino Fundamental e Médio de Indaiatuba que, através do Grêmio Estudantil, receberão informações de como funciona a Câmara e lançarão seus candidatos à vereador.

A partir disso, cada escola elege 12 vereadores, que precisam fazer propostas reais para a melhoria da comunidade. No final, o estudante participa de uma sessão na Câmara, depois de passar pela experiência de ter vivenciado as atividades e o cotidiano de um vereador, ocupando as cadeiras reais de um membro do Legislativo, debatendo projetos e simulando uma sessão.

Confira abaixo, como funciona o projeto

Quem pode participar:

Estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Indaiatuba, que tenham entre 12 e 18 anos e que estejam cursando o ano letivo.

Como participar?

Os estudantes interessados deverão inscrever-se por meio do Grêmio Estudantil de seu colégio. Após votação, os alunos eleitos, nomeados vereadores, deverão elaborar um projeto de melhoria considerando os reais problemas de sua comunidade. O projeto será apresentado na Sessão ordinária Simuladas, no Plenário da Câmara Municipal, local onde ocorrem as sessões reais.

Projeto Piloto

A primeira escola a participar do projeto é a Escola Profº Hélio Cerqueira Leite, no Plenário da Câmara, dia 24 de abril. Todo aluno interessado deve procurar o Grêmio Estudantil ou a secretária acadêmica de seu colégio. O slogan da campanha é “Seja você o jovem que Indaiatuba precisa”.