Câmara tem novo portal que disponibiliza decisões praticamente em tempo real

Acesso a eventos e tudo o que acontece nas sessões são alguns dos itens disponíveis no novo site

Simone Santos

A Câmara de Indaiatuba coloca no ar hoje seu novo portal, no endereço eletrônico www.indaiatuba.sp.leg.br .  “Não estamos falando apenas de um novo layout, mas de um portal que tem como objetivo claro, disponibilizar mais informações à comunidade e assim ser ainda mais transparente e responsivo”, afirma o idealizador do projeto, o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro.

A adoção das novas ferramentas para o portal, permite que a Câmara obtenha autonomia tecnológica e independência de fornecedores, tornando-a proprietária de seu sistema e com acesso ao código-fonte. Em poucas palavras, significa abolir despesas com aluguel de software, possibilitando o investimento dos recursos públicos em uma solução própria, sem risco de descontinuidade.

A mudança técnica ficou a cargo da empresa OpenLegis, e todas as alterações foram feitas em conjunto com o chefe do Departamento de Informática da Câmara, José Fábio Rosa. “A grande novidade é que o novo Portal não muda apenas para o público externo, mas altera a forma como as informações tramitarão dentro da própria Câmara.

“O processo de implantação foi dividido em, basicamente, duas etapas. Já a partir de agora, toda propositura protocolada na Secretaria da Câmara, fica disponível para consulta através da internet e, num segundo momento, toda vez que um vereador protocolar qualquer propositura, não precisa mais se dirigir à Secretaria da Casa. Isso será feito de forma online, assinada eletronicamente do gabinete do vereador”, afirma José Fábio Rosa, do Departamento de Informática.

Novidades

Além do novo visual, mais moderno e de fácil navegação, que pode ser acessado via tablets e smartphones, o Portal foi elaborado para aproximar ainda mais o cidadão do Poder Legislativo, de forma ágil e fácil. Novas abas, destinadas a públicos específicos, também são novidade. Na área “Agenda de Eventos”, o internauta vai poder saber tudo o que ocorre nos dois Plenários da Casa.

A imprensa também está sendo contemplada no novo site. Com as mudanças, o Portal disponibiliza a partir de agora na aba “Processos Legislativos”, não só o Roteiro das sessões de Câmara, mas uma área inteira destinada a informar tudo o que acontece em cada sessão plenária. Estão disponíveis pautas, atas, áudios e as informações de cada propositura, informando se foi aprovada ou não, se existem emendas, quem aprovou e outros dados importantes para o trabalho dos profissionais de comunicação.

“Todas as informações do que aconteceu com o projeto em Plenário estarão no site, praticamente em tempo real, o que também garante mais agilidade nas informações que são levadas aos profissionais que trabalham em jornais, rádios, TVs, revistas e blogs e, portanto, a toda a população”, lembra o presidente Hélio Ribeiro.

Todas as mudanças foram acompanhadas pelo chefe de gabinete Mário Cobianchi e pelo Departamento Jurídico da Câmara, além de levar em conta as necessidades de todos os Departamentos da Casa e serem debatidas entre os próprios vereadores antes da mudança.

Visite a Câmara

Outra nova aba dentro do Portal é o “Visite a Câmara”, que permite que escolas, entidades do 3º setor ou qualquer pessoa possa agendar visitas ao Palácio Votura, sede do Poder Legislativo de Indaiatuba.

“É só preencher um formulário, dizendo qual o interesse da visita, que pode ser individual ou em grupo e que permite, inclusive, que o interessado aponte inclusive o vereador que gostaria que acompanhasse a visita”, explica Mário Cobianchi.

Algumas mudanças e adaptações ainda estão sendo avaliadas e, paralelo a isso, está acontecendo um estudo jurídico para que a Câmara possa disponibilizar também vídeos das sessões. Toda a comunidade está convidada a conhecer o novo portal e, em caso de dúvidas ou sugestões, basta entrar em contato através do próprio site www.indaiatuba.sp.leg.br .