Edvaldo Bertipaglia é presidente em exercício da Câmara por 30 dias

Hélio Ribeiro sai de licença; Francisco Mandelo assume vaga deixada pela coligação PSB/PSDB

A sessão de Câmara da última segunda-feira (16) foi marcada por mudanças no Legislativo. O presidente Hélio Ribeiro saiu de licença não remunerada por 30 dias. Por conta disso, o vice-presidente, Edvaldo Bertipaglia, passa a ser o presidente em exercício e o vereador Francisco Mandelo – da coligação PSB/PSDB – assume a vaga também por 30 dias.

Francisco Mandelo tem 64 anos, é casado, tem dois filhos e foi eleito suplente com 1019 votos. Durante a sessão, Mandelo fez seu juramento e prometeu exercer suas funções no Legislativo com muita responsabilidade.

“É uma honra assumir o cargo, mesmo que seja por pouco tempo; pelo respeito que tenho para com Indaiatuba; pela posição de destaque que nosso Município ocupa nos índices de desenvolvimento e de qualidade de vida na Região Metropolitana de Campinas (RMC), no Estado e em todo o Brasil”, disse em seu discurso no Plenário.

SESSÃO

Durante a sessão -- que ainda contou com uma manifestação a favor do ex-presidente Lula -- os vereadores debateram 52 indicações, oito Moções e votaram 12 projetos constantes da Ordem do Dia. A primeira votação, foi para o Requerimento nº 08/18 do Vereador Hélio Alves Ribeiro, justamente requerendo licença para tratar de assunto particular pelo prazo determinado de 30 (trinta) dias, sem remuneração, contados a partir de 13 de abril de 2018, inclusive.

A segunda votação da noite de segunda-feira, foi para o Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2018 da Mesa da Câmara, que dispõe sobre autorização para o Vice-Prefeito Municipal de Indaiatuba, licenciar-se do cargo. As duas proposituras foram aprovadas por unanimidade.

Da Ordem do Dia os vereadores aprovaram todos os projetos. São eles:

- PDL Nº 3/2018, do vereador Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), que dispõe sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano a José Pires da Cunha (votação única).

- PL Nº 79/2018, do vereador Massao Kanesaki, que insere no calendário Oficial de eventos do município de Indaiatuba 'O Dia Municipal do Jovem Adventista' (votação única).

- PL Nº 80/2018, do vereador Alexandre Peres, que denomina Rua Adhemar João Möller, rua do Jardim Residencial Veneza (votação única).

- PL Nº 191/2017, também do vereador Alexandre Peres, que institui o Sistema Zona Azul Digital, por meio de aplicativo de celular, que ordena os estacionamentos rotativos em Indaiatuba (2ª votação).

- PL Nº 222/2017, do vereador Alexandre Peres, que dispõe sobre a proibição de retenção de macas das ambulâncias e de outras unidades móveis de urgência e emergência em hospitais, clínicas e unidades de pronto atendimento pertinentes ao município de Indaiatuba ou geridos pela Administração Municipal (2ª votação).

- PL Nº 255/2017, do vereador Ricardo França, que obriga as concessionárias do transporte público de passageiros a fornecer ônibus com equipamentos de ar condicionado (2ª votação).

- PL Nº 64/2018, do Executivo Municipal, que dá nova redação e acresce dispositivo ao artigo 3º da Lei nº 6.683, de 06 de abril de 2017, que institui a Imprensa Oficial Eletrônica do Município (2ª votação).

- PL Nº 65/2018, do Executivo Municipal, que dá nova redação a dispositivo da Lei nº 6.851, de 14 de dezembro de 2017, que autoriza a transferência de recursos financeiros estaduais vinculados a Secretaria Municipal da Família e do Bem-Estar Social, em favor do Cirva (2ª votação).

- PL Nº 75/2018, do Executivo Municipal, que dá nova redação a dispositivo da Lei nº 6.649, de 7 de dezembro de 2016, que autoriza repasse de recursos financeiros vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, em favor do Educandário Deus e a Natureza. (2ª votação).

- PL Nº 70/2018, feita em conjunto por todos os vereadores, instituindo o Programa “Câmara Cidadã” (1ª VOTAÇÃO (SIMPLES)

- PL Nº 71/2018, também de autoria de todos os vereadores da Câmara, instituindo o Programa “Vizinhança Solidária (1ª votação).

- PL Nº 78/2018, do vereador Massao Kanesaki, que cria o Diploma 'Aluno Destaque Esportista' para estudantes das redes de ensino municipal de Indaiatuba (1ª votação).