Meio ambiente é assunto de destaque na Câmara

Projeto do vereador Januba ganha destaque e une vereadores durante 15ª sessão do ano
Meio ambiente é assunto de destaque na Câmara

Rose Parra - ACS/CMI

A 15ª sessão da Câmara de Indaiatuba, ocorrida na última segunda-feira (4), serviu para unir vereadores da situação e da oposição em torno de um tema-chave: o meio ambiente. Os debates foram abertos um dia antes do 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, gerados a partir de um projeto do vereador João de Souza Neto, o Januba da Banca.

O projeto pede a inclusão da “Feira dos Produtores Rurais de Indaiatuba” no calendário oficial do Município. “A proposta visa coroar os trabalhos dos produtores rurais do nosso Município, criando mecanismos para divulgar a feira em toda a região, incentivando agricultores e o consumo de produtos locais”, destaca o vereador.

O projeto ganhou apoio dos vereadores. O vereador Arthur Spíndola parabenizou o autor do projeto e lembrou que, além desse tipo de apoio, é necessário que se crie mecanismos para que os agricultores possam ampliar o cultivo de produtos orgânicos no Município. “O consumo desse tipo de produto vem ganhando cada vez mais adeptos, mas é preciso um olhar mais atento do Poder Público para que ele realmente aconteça no Município”, disse.

O vereador Luiz Carlos Chiaparine também defendeu o projeto do vereador Januba. Ele falou ainda sobre a necessidade de se criar um Mercado Municipal em Indaiatuba, e sugeriu como local o espaço da atual Rodoviária Maurílio Gonçalves Pinto.

Além disso, Chiaparine sugeriu a criação de um cinturão verde no Município, em defesa dos produtores rurais e da Zona Rural de Indaiatuba, e lembrou que o assunto poderia ser tema de debate na Região Metropolitana de Campinas.

O vereador, presidente da Câmara de Indaiatuba e do Parlamento da RMC, Hélio Ribeiro, se comprometeu a levar esse assunto aos vereadores de toda a região, num dos próximos encontros do grupo, que engloba presidentes de Câmara e vereadores de 20 Municípios.

ORDEM DO DIA

DA Ordem do Dia, os vereadores aprovaram outros cinco projetos.  Dois são de autoria do vereador Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha. Um deles, altera o Decreto Legislativo nº 03/1997; o outro dispõe sobre a confecção e disponibilização de carnês de tributos municipais em braile.

Também foram aprovados os seguintes projetos: dos vereadores Jorge Luis Lepinsk (Pepo) e Silene Silvana Carvalino, que dispõe sobre a criação do programa 'Banheiro Legal'; do vereador Pepo, que institui no âmbito do município de Indaiatuba, o programa 'Doador do Futuro'; e projeto do vereador Alexandre Peres, que dispõe sobre a identificação dos dispositivos de transportes de cargas nos veículos dos moto-entregadores.

Alexandre Peres, foi autor do único pedido de vistas da sessão, feito para projeto de autoria do Executivo, que autoriza o Poder Executivo a custear seguro de acidentes de trabalho aos servidores municipais. O pedido de vistas foi aprovado pelos vereadores.