Semana do Empreendedorismo entra para o calendário oficial do Município

Baseada em projeto dos vereadores Edvaldo Bertipaglia e Hélio Ribeiro, Semana termina nessa sexta-feira, com palestra no Campi

A Câmara de Indaiatuba aprovou segunda-feira (21) projeto de autoria dos vereadores Hélio Ribeiro e Edvaldo Bertipaglia, que insere a “Semana do Empreendedorismo e Inovação” no calendário oficial de Indaiatuba. Por conta da Lei, vários eventos marcaram esta semana, todos voltados para pequenos, médios e até grandes empreendedores. A Semana termina hoje, com palestra para alunos do Campi.

A Semana do Empreendedorismo e Inovação contou com palestras e workshops, realizados em vários pontos de Indaiatuba, de 21 a 25 de agosto. A primeira palestra foi realizada segunda-feira, no Edifício Diplomat, por Maurício Carvalho, com o tema “A Força do Empreendedorismo Feminino”.

Na terça-feira, foram dois eventos: o workshop na Câmara de “Design Thinking”, ministrado pelos jovens Daniel Cobianchi, Flávia Iwata e Larissa Coutrim, parte do time da Encubadora campineira Weme; e a palestra "Plano de Segurança Pública de Indaiatuba: Integração, Treinamento, Tecnologia e Inteligência", ministrada pelo Secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, no Auditório da Fatec Indaiatuba.

Design Thinking é uma metodologia que revoluciona a forma de resolver problemas, no qual o ser humano (sua forma de pensar, seus valores e desejos, e suas experiências) é o centro de toda solução. O método incentiva as pessoas a adotarem uma abordagem divergente, a explorar novas alternativas, novas soluções, novas ideias, para impactar positivamente a vida das pessoas. Design Thinking já é utilizado por empresas como Google, Apple, Samsung, 3M, Bosch, Itaú, entre outras.

No dia 24, a Semana do Empreendedorismo e Inovação contou com a palestra “Ecossistemas de inovação”, ocorrida na Câmara de Indaiatuba e ministrada pelo diretor-geral e cofundador da Encubadora Weme, Maurício Bueno. A semana será encerrada nessa sexta-feira (25), com a palestra de Juliana Felizatti e Antônio Vianna, “Desperte o empreendedor que existe em você”, para alunos do CAMPI.

Todas as palestras foram gratuitas. Segundo os autores do projeto, Hélio Ribeiro e Edvaldo Bertipaglia, o projeto tem como objetivo mostrar a importância da livre iniciativa e das profissões autônomas; chamar a atenção da importância da capacitação para a descoberta vocacional pelo espírito empreendedor; mostrar como as leis de mercado podem oferecer oportunidade de gerar empregos e renda para quem souber aproveitá-las; e ainda valorizar os jovens na função de empreender, de gerar empregos, renda e desenvolvimento ao Município.