Comissão pede apoio da Secretaria de Segurança Pública de SP

092.jpgPara traçar estratégias de ações e conseguir o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, estiveram na capital paulista, no último dia 13 de maio, o representante da recém–criada Comissão de Representação de Segurança, vereador Helton Antonio Ribeiro, e o assessor jurídico da Câmara Municipal de Indaiatuba, William Santos. A reunião havia sido agendada pelo deputado estadual Rogério Nogueira.

Na ocasião, eles conversaram com o assessor especial de gabinete, Valdir Assef Junior a fim de pedir orientações para o desenvolvimento dos trabalhos da Comissão e solicitar que a Secretaria ajude no desenvolvimento de uma Conferência Aberta, que deve ser realizada dia 6 de junho, com o objetivo de ouvir a população no que diz respeito à segurança nas mais diferentes áreas.

De acordo com Valdir Assef Junior, está havendo, no momento, uma série de conferências municipais e regionais no Estado e os especialistas acadêmicos em segurança estão com a agenda completa, mas ele garante que pode conseguir um mediador para orientar as discussões na conferência indaiatubana. “É importante que exista alguém com uma visão global para ‘amarrar’ os assuntos e fazer um balanço no final do encontro”, diz.

Segundo o vereador Helton Antonio Ribeiro, existe a possibilidade de que a discussão não aconteça apenas para se discutir os problemas de Indaiatuba, mas também das cidades vizinhas, como é o caso de Salto, Monte Mor, Capivari, Elias Fausto, etc. “Nós não estamos isolados. As cidades próximas a Indaiatuba fazem parte de um mesmo complexo e os problemas de uma localidade acabam afetando as outras”, afirma.

O assessor de gabinete confirma essa posição, dizendo que a criminalidade acaba sendo mais recorrente nessas áreas limítrofes, pois são mais complicadas de se administrar. “Assim, é importante que haja uma união dos municípios por meio de articulações intermunicipais ou mesmo consórcios”, explica.

Citando um exemplo de ação que está dando certo na cidade de São Paulo, ele expõe: “Aqui na capital, o plano diretor está tendo o apoio da Polícia Militar, pois é preciso pensar estrategicamente a respeito do crescimento da cidade”. Até no caso da construção de um conjunto habitacional, por exemplo, ele cita a importância de se estudar os acessos e os pontos em que não há visibilidade, tendo em vista uma necessidade futura de ação policial. “Trabalhando todos juntos pela cidade, a administração acaba ficando mais fácil e a criminalidade diminui”, diz Valdir Assef Junior.

Foto: Rachel Severo Alves Neuberger
Texto: Rachel Severo Alves Neuberger