Alunos da EE Hélio participam terça-feira da 1ª Sessão Solene do Parlamento Jovem

Estudantes serão “vereadores por um dia” e apresentarão indicações de melhorias para o município

A Câmara Municipal de Indaiatuba realiza terça-feira (24), com a participação de doze estudantes da EE Prof. Hélio Cerqueira Leite, a 1ª Sessão Solene do Parlamento Jovem. O evento acontece às 19h, no Plenário da Câmara, e é o piloto de um projeto aberto a todas as escolas do Município. Na oportunidade, os alunos serão vereadores por um dia, num projeto voltado para a cidadania e instituído através da Resolução n.° 71/2018.

A ideia é que os alunos vivenciem o processo democrático, mediante participação em uma sessão parlamentar na Câmara Municipal de Indaiatuba, em que possam apresentar projetos de Lei/Resolução/Decreto, Requerimentos, Moções, Indicações ou Emendas, baseados em questões reais da comunidade em que vivem, ampliando a compreensão e o conhecimento que eles têm sobre o papel do Poder Legislativo na sociedade.

“Esse projeto nasceu das mãos do presidente licenciado, Hélio Ribeiro, mas é de extrema importância para todos nós, vereadores, na medida em que envolve adolescentes de 12 a 18 anos, num momento em que o País necessita de aprimoramentos, inclusive na política; estamos buscando a participação dos cidadãos nas ações do Legislativo e o aprimoramento das futuras Câmaras, levando em conta os interesses de Indaiatuba e sempre o princípio da democracia”, lembra o presidente da Câmara em exercício, Edvaldo Bertipaglia.

Processo

Para chegar aos 12 vereadores e seus suplentes, a Escola Hélio Cerqueira Leite passou pela eleição do Grêmio Estudantil, votação em sala de aula e treinamento dos vereadores-mirins. Cada uma das 12 salas de aula escolheu seu vereador, através das propostas de melhoria para o Município que cada estudante apresentou. “Todo o processo está sendo muito envolvente e uma das participantes já me disse: ‘Quero ser vereadora’ “, conta o diretor da escola, Renato Paulo Schmidt.

“Todos os estudantes eleitos no Hélio já são vereadores por um dia”, lembra Edvaldo. Se a sua escola deseja participar do projeto, basta entrar em contato com o Parlamento Jovem, ícone encontrado no site oficial do Poder Legislativo de Indaiatuba, no endereço eletrônico www.indaiatuba.sp.leg.br .

Alunos participantes da EE Prof. Hélio Cerqueira Leite:

6ºA - Lucca Felício

6ºB - Juliana Aparecida Francisco

7ºA - Luiza da Silva Brando

8ºA - Isabella Simonelli Gomes

9ºA - Ana Clara Valim Araújo

9ºB - Matheus Bagno Bruck Dias

9ºC - Lucas do Nascimento Ferino

1ºA - Bruno Eduardo P. de Melo

2ºA - Thiago Lopes Tortorelli

2ºB - Yasmim Macedo Bomfim Bau Abbas

2ºC - Julia Sureira