Câmara aprova criação da Semana da Consciência Negra

Projeto de Lei 257/2017 é de autoria do vereador Jorge Luis Lepinsk o Pepo
Câmara aprova criação da Semana da Consciência Negra

Foto: Rose Parra

A Câmara de Indaiatuba aprovou, na 1ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (19), o Projeto de Lei 257/2017, do vereador Jorge Luis Lepink, o Pepo (PMDB), que institui a Semana da Consciência Negra, no município de Indaiatuba. O texto seguirá agora para o Executivo para ser sancionado e promulgado.

De acordo com a proposta do vereador Pepo, a semana em que cair o dia 20 de novembro será dedicada a ações educativas sobre a situação socioeconômica da população negra, e no combate ao racismo e a outras formas de discriminação.

“Meu projeto tem a proposta de levar a cultura brasileira nas escolas municipais e fazer um trabalho de conscientização e reflexão sobre o racismo e garantir a igualdade de todas as raças. Se soubermos trabalhar bem isso em nosso município, poderemos criar algo de interesse até mesmo turístico, atraindo visitantes para conhecer nossas atividades culturais”, explica.

“Será mais um instrumento de luta contra o preconceito e de valorização da história e da cultura afro-brasileira. É preciso discutir essa realidade que parte da sociedade prefere ignorar", destaca Pepo.

Atualmente, o 20 de novembro já é considerado o Dia Nacional da Consciência Negra (Lei 10.639/03), em referência à data em que Zumbi dos Palmares, principal símbolo da resistência negra à escravidão, foi assassinado em 1695.