Comissão de Saúde da RMC pede audiência com governo do Estado

Colegiado presidido por Silene Carvalini apresentou pleito em reunião do parlamento regional
Comissão de Saúde da RMC pede audiência com governo do Estado

Foto: Divulgação/Câmara de Campinas

14/06/2024

A Comissão de Saúde do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) apresentou nesta sexta-feira (14) ofício em que solicita nova audiência com o governo do Estado para tratar da descentralização da central que regula cirurgias e exames em São Paulo. A presidente do colegiado, vereadora Silene Carvalini, fez o pedido na 5ª sessão do Parlamento da RMC, realizada nesta sexta-feira (14) em Vinhedo.

Os procedimentos de saúde custeados pelo Estado são viabilizados pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que encaminha os pacientes de acordo com a oferta de vagas na rede referenciada. Os vereadores da RMC argumentam que a região de Campinas tem condições de suportar a própria demanda, o que daria mais qualidade de vida para os pacientes e desoneraria o Estado no custeio de transporte e outras despesas.

“O Estado já apresentou seu ponto de vista aqui mesmo em Vinhedo, no ano passado, mas percebemos que os problemas persistem. Por isso solicitamos uma audiência com o governo para reforçar nosso pedido e defender que a descentralização é o melhor caminho”, afirma Silene.

O ofício foi assinado ainda pelo presidente do Parlamento da RMC, Luiz Rossini (Campinas), pelo primeiro-secretário Wagner Morais (Nova Odessa) e pelos demais presidentes de Câmaras e vereadores presentes à sessão.

A próxima reunião ordinária do Parlamento da RMC será em Santo Antônio de Posse no dia 2 de agosto.
registrado em: fixa