Merenda Especial para alunos é aprovada na Câmara

Lei elaborada por Alexandre Peres que garante merenda especial para alunos diabéticos, celíacos e intolerantes à lactose é aprovada por unanimidade

Na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira p.p., dia  02 de abril, foi aprovada a lei elaborada pelo vereador Alexandre Peres, subscrita por todos os vereadores e aprovada por unanimidade que garante aos alunos portadores de diabetes, intolerância à lactose e intolerância à glúten uma merenda especial, com a finalidade de atender à dietas específicas para cada um dos casos.

O vereador explica que para elaborar o projeto, consultou as organizações e associações médicas que definem as diretrizes para essas doenças no Brasil, a fim de garantir que a medida atendesse às demandas da OMS - Organização Mundial da Saúde.

A Sociedade Brasileira de Diabetes, a ACELBRA - Associação dos Celíacos do Brasil e Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição defendem que a medida é um excelente processo de prevenção e cuidado, uma vez que a reeducação alimentar e disciplina na dieta são as principais medida para prevenir que essas síndromes se agravem, provocando sintomas e complicações que causam altos custos pessoais, sociais e financeiros, principalmente para o Sistema Único de Saúde.

Em reunião com a Secretaria da Educação Municipal, feita com o vereador e com a então secretária Profa. Maria Elaine Faccio Valezin logo após a apresentação do Projeto de Lei em 2017, ficou acordado que um censo seria feito para levantar o número de crianças portadoras e que a medida seria implementada aos poucos em todas as escolas municipais, até atingir a todos os beneficiados.

‘Mesmo com a intenção declarada da então secretária, temos que garantir que a medida seja implementada e continuada, através de Lei Municipal’ - defende o vereador - ‘as escolas, onde ficam nossas crianças e jovens por muitas horas de seus dias e muitos dias de sua vida, devem garantir aos seus alunos com diabetes, com intolerância à lactose e com doença celíaca, as devidas dietas que precisam estar submetidos’.

com informações: Assessoria do vereador