Parlamento Jovem aprova todos os projetos durante 1ª sessão simulada

Doze vereadores jovens participaram do evento, sendo conduzidos ao Plenário pelos vereadores da Casa

A Câmara de Indaiatuba realizou na noite de terça-feira (24) a primeira cerimônia de posse, seguida de Sessão Solene, do Parlamento Jovem de Indaiatuba. Doze alunos da E.E. Hélio Cerqueira Leite, escolhidos por votação direta realizada na instituição, participaram do evento ao lado dos vereadores da Câmara. Cada vereador conduziu um vereador-jovem a sua cadeira no Plenário, e a Sessão simulada prosseguiu apenas com os estudantes, que debateram seis indicações, quatro Moções e oito projetos na Ordem do Dia.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Câmara em exercício, Edvaldo Bertipaglia, que falou sobre o idealizador do projeto, o vereador licenciado Hélio Ribeiro, e sobre democracia. Ao lado do 1º secretário, Luiz Carlos Chiaparine, ele recepcionou o Presidente Jovem, Thiago Lopes Tortorelli e o 2º Secretário, Matheus Bagno Bruck Dias, uma vez que a 1ª Secretária teve um problema de saúde, e não pode comparecer à cerimônia. Com isso, o 1º suplente, Gabriel Vinícius da Silva, tomou posse de sua vaga.

Além dos vereadores Edvaldo e Chiaparine, estiveram presentes na Sessão Solene do Parlamento Jovem, os vereadores Arthur Spíndola, Adeílson Pereira da Silva (Figura), João de Souza Neto (Januba), Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), Ricardo França e a vereadora Silene Silvana Carvalini. Representando os vereadores Alexandre Carlos Peres, Massao Kanesaki, Jorge Luis Lepinsk (Pepo) e Francisco Mandelo, estiveram presentes os assessores/chefes de gabinete, Eliana Belo, Edvaldo Nunes, Marquinhos e Júnior. A mesa de honro foi composta ainda pelo diretor da Escola Hélio Cerqueira Leite, Renato Paulo Schmidt.

A sessão simulada foi comandada pelos seguintes vereadores-jovens: Lucca Felício, Juliana Aparecido Francisco, Luiza da Silva Brando, Isabella Simonelli Gomes, Ana Clara Valim Araújo, Matheus Bagno Bruck Dias (2º Secretário-Jovem), Lucas do Nascimento Ferino, Bruno Eduardo P. de Mello (Vice-Presidente-Jovem), Thiago Lopes Tortorelli (Presidente-Jovem), Yasmim Macedo Bomfim Bau Abbas, Julia Sureira (1ª Secretária) e Rafaela Baldini. Foram eleitos suplentes, os vereadores-jovens: Gabriel Vinícuis da Silva (1º Suplente-Jovem), Isabela Dalbem Laura (2ª Suplente-Jovem), Emily Sousa da Silva (3ª Suplente-Jovem) e Luiggi Alexandre Marqui Simões (4º Suplente-Jovem).

Durante a sessão simulada, os estudantes debateram seis indicações, quatro Moções e votaram oito projetos de lei, constantes da ordem do Dia. Ao final, os vereadores-jovens aprovaram todas as moções e projetos. “Mais do que uma experiência, vocês passam hoje por um exercício de Democracia que, com certeza, levarão para toda a vida”, lembrou o presidente em exercício da Câmara, o vereador Edvaldo Bertipaglia.

Confira abaixo, a pauta da 1ª Sessão do Parlamento Jovem

01- Indicação nº 01/2018 do Vereador Jovem Bruno Eduardo P. de Melo – disponibilizar um impostômetro no site da Prefeitura para o acompanhamento da arrecadação e destinação dos impostos.

02- Indicação nº 02/2018 da Vereadora Jovem Juliana Aparecida Francisco Barbosa – implantar mais bueiros em todas as ruas que alagam.

03- Indicação nº 03/2018 da Vereadora Jovem Rafaela Baldini – providenciar monitoramento nas praças de Indaiatuba.

04- Indicação nº 04/2018 da Vereadora Jovem Julia Sureira – providenciar melhorias na iluminação das praças da cidade.

05- Indicação nº 05/2018 da Vereadora Jovem Ana Clara Valim Araújo – reforçar o patrulhamento no entorno das escolas.

06- Indicação nº 06/2018 do Vereador Jovem Lucas dos Nascimento Ferino – conceder reajuste de vencimentos aos professores.

07- Moção nº 01/2018 do Vereador Jovem Bruno Eduardo P. de Melo – congratulações aos professores da Escola Estadual Hélio Cerqueira Leite que adotaram o programa de ensino de período integral e o fizeram ser possível.

08- Moção nº 02/2018 da Vereadora Jovem Juliana Aparecida Francisco Barbosa – congratulações à organização “Anjo de Patas”, pelo apoio aos animais.

09- Moção nº 03/2018 da Vereadora Jovem Ana Clara Valim Araújo – congratulações à Câmara Municipal de Indaiatuba por instituir o projeto Parlamento Jovem.

10- Moção nº 04/2018 da Vereadora Jovem Isabella Simonelli Gomes – congratulações ao Diretor e ao Vice-Diretor da Escola Estadual “Professor Hélio Cerqueira Leite” pela participação no Projeto “Parlamento Jovem Indaiatuba”.

ORDEM DO DIA

01- Projeto de Lei nº 01/2018 da Vereadora Jovem Yasmim Macedo – Institui o Projeto de Orientação Vocacional nas Escolas Públicas. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

02- Projeto de Lei nº 02/2018 da Vereadora Jovem Juliana Aparecida Francisco Barbosa – Institui a Semana da Conscientização Sobre os Animais. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

03- Projeto de Lei nº 03/2018 do Vereador Jovem Lucca Felício – Institui a “Manutenção da Cidade”. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)