Projeto sugerido por estudante vai à Plenário e é aprovado por vereadores

Ideia da estudante da EE Hélio é adotada por vereador e aprovada na Câmara
Projeto sugerido por estudante vai à Plenário e é aprovado por vereadores

Rose Parra - ACS/CMI

A ideia da estudante Ana Clara Valim Araújo, da EE Hélio Cerqueira Leite, vai virar Lei. A aluna participou da 1ª edição do projeto Parlamento Jovem Indaiatuba, sendo eleita uma das 12 Vereadoras-Jovens da unidade escolar. Durante uma sessão simulada na Câmara, Ana Clara apresentou o projeto imaginado por ela, que institui o “Dia de Combate Contra o Desperdício de Água no Município”. O  vereador Jorge Luis lepinsk, o Pepo, achou a sugestão pertinente, fez um projeto real, apresentou a seus pares na Câmara, e teve o projeto aprovado por unanimidade durante a 14ª Sessão, realizada no último dia 28.

“Fico feliz por uma menina de 15 anos ter tido essa ideia e estar preocupada com o futuro do nosso Município; e mais feliz ainda em poder transformar o que era uma sugestão dada dentro do Parlamento Jovem, num projeto de Lei de verdade, aprovado por todos os vereadores da Casa”, afirma Pepo.

“Nada mais gratificante para todos nós do que esse momento, em que aprovamos a Lei do Pepo, baseada em uma ideia nascida de uma estudante e participante do Projeto Parlamento Jovem; isso indica que estamos no caminho certo e que esses jovens buscam oportunidades de participação efetiva no processo democrático; faltava apenas uma oportunidade”, afirma o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro.

O que é

O Parlamento Jovem é uma ação da Câmara de Indaiatuba, baseada em uma ideia do presidente Hélio Ribeiro. Trata-se de um projeto voltado para a cidadania e a educação, que visa apresentar aos jovens do município o que é o Poder Legislativo, mostrando o dia a dia dos vereadores, fazendo com que os jovens passem por um processo democrático nas escolas em que estudam, que inclui a simulação de uma eleição, a posse como Vereador-Jovem e a participação, no Plenário, de uma sessão de câmara simulada, em que eles são ‘vereadores por um dia’, debatendo ideias e aprovando projetos que eles mesmos elaboram.

O Parlamento Jovem foi lançado em 4 de abril desse ano no Plenário da Câmara, sendo aberto a todas as escolas do Município, abraçado pelos 12 vereadores de Indaiatuba e executado com a participação de funcionários da Câmara e toda a comunidade escolar.

Além da Escola Hélio -- a primeira a fazer parte do projeto -- já participaram do Parlamento Jovem Indaiatuba, alunos da EE Dom José de Camargo Barros. A próxima sessão simulada acontece dia 19, às 19h30, no Plenário da Câmara, com estudantes da EE Prof. Dr. Camilo Marques Paula.

Ordem do Dia

Além do projeto do vereador Pepo, a 14ª Sessão de Câmara, aprovou outros 12 projetos, entre eles, projeto do vereador Alexandre Peres, que dá nova redação ao artigo 10 da lei 5.669 de 17 de novembro de 2009, que dispõe sobre a política municipal ambiental, votado e aprovado em Regime de Urgência Especial.

Também foi aprovado, pedido de vistas do vereador Ricardo França, que autoriza o Poder Executivo a custear seguro de acidentes de trabalho aos servidores municipais.

Entre outros, a sessão ainda aprovou os seguintes projetos: projeto da Mesa da Câmara que dispõe sobre o estágio de estudantes pela Câmara Municipal, projeto do vereador Alexandre Peres que denomina José Paulo Ifanger logradouro público do Parque Residencial Sabiás, projeto do vereador Pepo que institui no âmbito do município de indaiatuba, o programa 'Doador do Futuro', projeto dos vereadores Pepo e Silene Silvana Carvalini que dispõe sobre a criação do programa 'Banheiro Legal', que versa sobre a construção e/ou disponibilização de banheiros de uso públicos em praças, locais onde sejam praticadas modalidades esportivas ou que sejam consideradas pontos turísticos da cidade de Indaiatuba; projeto do vereador cebolinha que dispõe sobre a confecção e disponibilização de carnês de tributos municipais em braile; e projeto do vereador João de Souza Neto (Januba), que dispõe sobre incluir a Feira dos Produtores Rurais no calendário municipal de Indaiatuba.

A Câmara de Indaiatuba não tem expediente nesse feriado de quinta-feira (31) e tem ponto facultativo na sexta-feira (1º). Segunda-feira (4), a sessão de Câmara acontece normalmente, às 18h, sendo aberta a toda a população.