Vereadores focam ações em temas relacionados à saúde e à segurança
Na sessão desta segunda-feira (4) os vereadores apresentaram 65 indicações de obras, programas e ações para avaliação do Executivo. A maioria das propostas trata de questões relacionadas à saúde e à segurança da população.
O vereador Sérgio Teixeira defendeu a realização de campanha de conscientização contra a prática da automedicação. “Muitos jovens e adultos recorrem a medicamentos controlados em busca de alívio para estresse e ansiedade, mas, sem a orientação de um profissional, esses fármacos podem provocar efeitos adversos e prejudicar o desenvolvimento saudável”, afirma o parlamentar.
Em sua proposta, Sérgio Teixeira enfatiza a necessidade da realização de palestras e workshops em escolas e centros juvenis, a capacitação de educadores e de agentes de saúde, o incentivo ao atendimento psicológico e a distribuição de material informativo em unidades de saúde, escolas e redes sociais. “Acreditamos que ações preventivas e educativas poderão conscientizar os jovens e suas famílias, ajudando a prevenir essa prática e promovendo uma vida mais saudável e equilibrada”, concluiu.
O vereador Luiz Alberto Cebolinha, por sua vez, recomendou que a Secretaria Municipal de Saúde institua a carteira de identificação da pessoa acometida por Acidente Vascular Cerebral, o “Cordão AVC Estrela”. “A carteira de identificação será expedida mediante requerimento acompanhado de relatório médico, com Código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e deverá conter as informações sobre o paciente”, afirma.
Hélio Ribeiro, Silene Carvalini, Ana Maria dos Santos e Du Tonin também apresentaram indicações relacionadas à saúde pública. Hélio propôs a obrigatoriedade de inclusão do símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento prioritário, conforme já previsto na lei municipal 6.738 de 2017. “Essa medida é de extrema importância para garantir o cumprimento dos direitos das pessoas autistas, promovendo a inclusão e facilitando o acesso aos serviços de saúde”, avaliou.
Favorecer a comunicação interpessoal e a inclusão da pessoa com deficiência foi o assunto tratado pela vereadora Silene Carvalini. Sua indicação defendeu a implantação de centros bilíngues Português-Libras na rede municipal de ensino. Segundo a autora, a universalização do idioma Libras – considerada extensão gestual da língua portuguesa – facilitará em muito que a comunidade surda alcance seus objetivos de comunicação e inserção.
Ana Maria abordou a necessidade de a Prefeitura contratar médicos neurologistas para o Hospital Dia. “A saúde mental é essencial para o bem-estar do cidadão e, para isso acontecer, é necessário que a pessoa esteja sempre com seus exames em dia e que ela consiga detectar possíveis doenças o quanto antes, facilitando o processo de cura”, comentou.
A prática de exercícios físicos, imprescindível para a saúde física e mental, foi destacado por Du Tonin. O parlamentar solicitou a realização de serviços de manutenção dos equipamentos da academia ao ar livre instalada no Jardim Umuarama. “Munícipe reclama que a academia está com todos os equipamentos danificados, sendo urgente a manutenção, que precisa ser periódica”, reforçou.
SEGURANÇA
Cinco vereadores trataram de segurança pública em suas proposições. O presidente Luiz Carlos Chiaparine instou a Guarda Civil e a Polícia Militar a aumentarem o policiamento nas vias de acesso ao Distrito Industrial Recreio Campestre Joia. “Infelizmente, o bairro vem sendo palco de furtos e assaltos, o que vem tirando a tranquilidade dos moradores”, frisou.
Leandro Pinto e Othniel Harfuch também destacaram a necessidade de intensificação do patrulhamento em pontos do município. Leandro citou o Jardim do Sol como uma das localidades em que o registro de ilícitos aumentou. Já Othniel Harfuch pede rondas mais frequentes em áreas próximas às escolas, creches, parques e praças. “Estudantes, frequentadores de áreas públicas e moradores sentirão mais segurança com rondas policiais constantes”, diz.
Preocupados com a segurança no trânsito, os vereadores Alexandre Peres e Wilson Índio da Doze solicitaram melhorias na sinalização de vias: Alexandre indicou a pintura de solo da palavra “Pare” na rua Belmiro Santo Bertolli, esquina com a rua Rudolf Theodor Sheel, no Jardim Carlos Augusto Camargo Andrade. Índio da Doze, por sua vez, sugeriu a instalação de semáforo para pedestre no cruzamento das avenidas Ário Barnabé e Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, próximo ao Parque Ecológico e à sede da Guarda Civil Municipal.
IPTU
O vereador Adalto Missias indicou a necessidade de alteração do formato do carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e sugere que volte a ser utilizado o formato antigo. Segundo o parlamentar, o modelo atual gera dúvidas e pagamentos em duplicidade.