2º Summit de Comunicação aborda acessibilidade

Vereadora Silene Carvalini representou a Câmara na abertura do evento

10/05/2024

A primeira-secretária da Câmara, Silene Carvalini, representou o presidente Dr. Luiz Carlos Chiaparine na abertura do 2º Summit de Comunicação, realizado na manhã desta sexta-feira (10) no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O evento organizado pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação (RIC) apresentou contribuições sobre práticas que garantem a acessibilidade de cidadãos com deficiências aos serviços públicos e privados. O vereador Alexandre Peres também prestigiou o encontro.

A vereadora falou sobre a importância da Central de Libras, aplicativo viabilizado pela RIC com base em lei de sua autoria. Por meio do serviço gratuito de videochamadas, cidadãos surdos conseguem se comunicar por meio da interpretação simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Presente à abertura, o prefeito Nilson Gaspar mencionou que o município vem buscando instrumentos de melhorar ainda mais as condições de acessibilidade no âmbito da mobilidade urbana.

A primeira palestra do Summit foi com a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani. Ela apresentou as principais ações desenvolvidas pela administração para garantir a comunicação com as pessoas com deficiência, como a Central de Libras, o canal exclusivo com a Guarda Civil, as adaptações no site oficial e a capacitação dos servidores públicos.

Na sequência, Andreia Aparecida da Silva Queiroz, do Instituto Dorina Nowill apresentou a palestra “Boas Práticas da #pratodosverem e dicas de como produzir conteúdos acessíveis. Por fim, o tradutor intérprete de Libras da TV Cultura, Hélio Fonseca, ministrou a palestra “As diversas ‘fronteiras’ na interpretação para pessoas surdas e surdocegas”.

registrado em: fixa