Associação Beneficente Abid celebra 25 anos em evento na Câmara

Entidade é responsável por acolhimento institucional de crianças e adolescentes
17/10/2024
Representantes da Associação Beneficente Abid promoveram na manhã desta quinta-feira (17) evento alusivo aos 25 anos da entidade, considerada referência no acolhimento institucional de crianças em Indaiatuba. O evento contou com as presenças de funcionários da associação, membros da sociedade civil organizada, agentes do poder público e parceiros da Abid. O presidente do Legislativo, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, foi representado pelo vereador Sérgio José Teixeira.

Voltada à proteção social especial de alta complexidade, a entidade abriga crianças que estão em situação de risco. Até que retornem a suas famílias e cuidadores designados ou que sejam adotados, recebem toda a proteção necessária e atividades educativas e culturais.

No evento comemorativo foi apresentado o histórico da entidade, cujas ações são direcionadas para minimizar o tempo de institucionalização. Entre os programas detalhados está o Projeto Moradas, em que famílias acolhedoras acolhem crianças e adolescentes por períodos provisórios.

“O problema do abandono nunca é da criança. O problema é da sociedade que a deixou exposta a essa situação”, manifestou a mobilizadora de recursos da Abid, Tamires Ribeiro. “O que nós precisamos é garantir que no futuro próximo não haja mais crianças em risco”.

A supervisora do Projeto Acolher, Jane Valente, falou sobre iniciativas que garantem os direitos das crianças que se encontram afastadas do convívio familiar. Em outro momento, dirigentes da entidade e representantes de secretarias municipais participaram de uma mesa de debates realizada no plenário. Em pauta, a importância da intersetorialidade na definição de políticas públicas voltadas para crianças em situação de vulnerabilidade.

“A Abid presta um trabalho fundamental para Indaiatuba e para a região, e por isso merece o reconhecimento da Câmara nestes 25 anos de protagonismo no acolhimento institucional”, apontou o professor Sérgio Teixeira, que reforçou o papel do Legislativo e do Executivo na manutenção dos convênios que garantem parte dos projetos desempenhados pela entidade.
registrado em: fixa