Câmara Municipal de Indaiatuba

Câmara acompanha anúncio de reestruturação administrativa e novo Plano de Mobilidade Urbana

Presidente do Legislativo e vereadores participaram de coletiva do prefeito Dr. Custódio Tavares, que apresentou mudanças no secretariado e diretrizes para o futuro do trânsito em Indaiatuba

Tempo de leitura: 8 minutos

O presidente da Câmara, Dr. Túlio Tomass do Couto, e os vereadores Alexandre Carlos Peres, Clélia dos Santos Carvalho, Hélio Alves Ribeiro, Leandro José Pinto, Luiz Alberto Cebolinha Pereira, Othniel Harfuch, Sérgio José Teixeira e Wilson José dos Santos (Índio da 12), acompanharam na manhã desta quarta-feira (14) o anúncio da reestruturação administrativa promovido pelo prefeito Dr. Custódio Tavares. A coletiva de imprensa aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com as presenças do chefe do Executivo, do vice-prefeito Dr. Luiz Carlos Chiaparine e de representantes do primeiro escalão. Antes do anúncio, no gabinete do prefeito, os vereadores foram apresentados aos novos integrantes da equipe do prefeito.

Os novos secretários anunciados pelo prefeito são os seguintes: Dr. Carlos Olímpio Pires da Cunha (Secretário de Negócios Jurídicos), Wanderley José Boni (Secretário de Assistência Social, José Carlos Selone (Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente), Dr. Flávio Brito (Secretário de Saúde), Alair Candelária Bernardinetti Lelli (Secretária de Educação) e Diego Santos Vido Faria (Secretário de Mobilidade Urbana).

“Damos boas-vindas a todos eles e lembramos que o trabalho é em equipe e que todos nós precisamos estar afinados para o bem de Indaiatuba; é neste sentido que a Câmara está à disposição do novo secretariado”, afirmou o chefe do Legislativo, durante entrevista coletiva à imprensa.

 

MOBILIDADE URBANA

Na oportunidade, Dr. Custódio Tavares também deu detalhes do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que pretende disciplinar as condições de tráfego de Indaiatuba a partir de 15 eixos temáticos como novas aberturas viárias e incentivo a modais coletivos e alternativos de transporte. Dentre os destaques do Plano, estão a criação do Centro Integrado de Mobilidade (Cimob) — espaço onde a Prefeitura acompanhará, de forma integrada, o trânsito, o transporte coletivo e os principais pontos da cidade, utilizando tecnologia e planejamento para decisões mais rápidas e eficientes — e a criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, com participação do poder público e da sociedade civil, buscando fortalecer o diálogo e a construção conjunta das políticas de mobilidade.

“Fizemos questão de acompanhar aos anúncios da reestruturação e do Plano de Mobilidade porque os dois temas têm relação com o trabalho da Câmara. De um lado, precisamos do suporte das secretarias para obter as soluções para as demandas apresentadas pela população. De outro, temos visto que a mobilidade urbana é a grande questão que se apresenta para o futuro de Indaiatuba, e o Legislativo está à disposição para apreciar e votar tudo o que for necessário nessa área”, afirmou Dr. Túlio.

QUEM SÃO OS NOVOS SECRETÁRIOS

Secretaria de Educação – Alair Candelária Bernardinetti Lelli

A nova secretária de Educação fez sua trajetória profissional na Educação Pública do Estado de São Paulo por 35 anos. Exerceu as funções de professora, coordenadora pedagógica, vice-diretora, diretora de escola, supervisora de ensino e dirigente regional de ensino em Capivari-SP. É graduada em Matemática pela Puccamp e Pedagogia pela Universidade Bandeirantes em São Paulo, e tem especialização em Administração Escolar pela Unigran Rio. Ao longo de seus 35 anos de carreira, pautou sua atuação pelo compromisso com a educação pública de qualidade e seriedade na gestão e legislação educacional.

 

Secretaria de Saúde – Dr. Flávio Brito

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) – Unesp (2000-2005), Dr. Flávio Brito realizou Residência Médica em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da FMB (2006-2007) e Residência Médica em Cardiologia e Transplante Cardíaco na Escola Paulista de Medicina (EPM) – Unifesp (2008-2010). Em 2012 iniciou seu treinamento em pesquisa clínica cardiológica na Duke University, na Carolina do Norte (EUA), local em que realizou o doutorado sanduíche em parceria com a Unifesp. No seu retorno ao Brasil, em 2014, foi responsável pelo programa de insuficiência cardíaca da Américas Serviços Médicos – Amil e integrou a equipe de transplante cardíaco do Hospital Israelita Albert Einstein. Em 2019, foi um dos responsáveis pela criação do Serviço de Transplante Cardíaco do Hospital das Clínicas da Unesp, onde se tornou professor assistente doutor em 2022. É professor de Cardiologia (graduação/pós-graduação) da Unimax. Em dezembro de 2022, recebeu o Título de Cidadão Indaiatubano pela Câmara Municipal de Indaiatuba.

 

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente – José Carlos Selone – O Engenheiro Civil José Carlos Selone já esteve à frente da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente entre 2013 e 2017. Também comandou a Secretaria de Obras e Vias Públicas por 12 anos, entre 2001 e 2013. Ingressou na Prefeitura de Indaiatuba com apenas 12 anos de idade, inicialmente como office boy e, posteriormente, como contínuo. Foi aprovado em concurso público municipal para o cargo e projetista na Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, e antes de ser secretário municipal ocupou o cargo de diretor de Obras, entre 1997 e 2001. Aposentou-se do seu cargo efetivo na Prefeitura em 2025, tendo permanecido na função de secretário adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). Com mais de quatro décadas de atuação contínua na Administração Pública Municipal, acumulou um profundo conhecimento da estrutura administrativa, dos processos públicos e da gestão de obras e serviços urbanos, tendo contribuído diretamente no planejamento e na execução do desenvolvimento e modernização do município de Indaiatuba.

 

Secretaria de Negócios Jurídicos – Dr. Carlos Olímpio Pires da Cunha – Dr. Carlos Olímpio Pires da Cunha é advogado formado pela Faculdade de Direito do Sul de Minas – Pouso Alegre (MG) e também é formado em Magistério pelo Instituto de Educação “Regente Feijó”, de Itu. Foi vereador de Indaiatuba por dois mandatos, entre 1973 e 1976 e de 1983 a 1988, tendo presidido a Câmara Municipal de Indaiatuba de 1983 a 1984.  Participou como voluntário da elaboração do primeiro Plano Diretor de Desenvolvimento do Município de Indaiatuba, entre 1967 e 1968, e foi presidente da Comissão de Revisão do Plano Diretor de Indaiatuba, de 1997 a 2000. Foi Secretário de Negócios Jurídicos do município de Cosmópolis em 1993. Atuou como assessor especial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) entre 1994 e 1995, e foi presidente da 113ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de 1991 a 1993. Na Prefeitura de Indaiatuba, Dr. Carlos Olímpio esteve à frente da Secretaria de Governo de 1997 a 2000, período em que acumulou o cargo de superintendente da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), permanecendo na função de 1998 a 2004. Também foi secretário de Habitação entre 2005 e 2008.

 

Secretaria de Assistência Social – Wanderley José Boni – O novo secretário de Assistência Social é bacharel em Direito, formado pela Faculdade de Direito de Itu no ano de 1980, foi funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por mais de 35 anos, tendo se aposentado em abril de 2014. Ingressou na Prefeitura de Indaiatuba em 2011, como secretário municipal de Negócios Jurídicos, função que ocupou até 2024. Em janeiro de 2025 foi nomeado secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social, assumindo o comando da Pasta em dezembro.

 

Secretaria de Mobilidade Urbana – Diego Santos Vido Faria – O novo secretário é servidor de carreira licenciado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e possui 16 anos de experiência na área de gestão de trânsito e mobilidade urbana. Ao longo de sua trajetória profissional, ocupou funções de liderança como o cargo de superintendente regional do Detran, em Campinas, e também foi superintendente do órgão em São Bernardo do Campo. Até dezembro de 2024 foi secretário de Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul. Diego Vido tem graduação em Direito pela Faenac (Faculdade Editora Nacional); pós-graduação em Direito Público com ênfase em Gestão Pública pela Faculdade Damásio Educacional, e em Gestão, Mobilidade e Segurança no Trânsito pela Uninter. Atualmente cursa mestrado em Gestão e Políticas Públicas, no IDP. A Pasta terá como secretário adjunto o engenheiro civil Guilherme Magnusson, que estava à frente da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente desde 2021. Funcionário de carreira, Magnusson ingressou na Prefeitura de Indaiatuba em 2010. O prefeito Dr. Custódio Tavares ressaltou que por se tratar de uma secretaria nova, ela ainda está em processo de implantação efetiva trabalho que vem sendo comandado pelo secretário Diego Vido, que assumiu a Mobilidade Urbana em novembro de 2025. “O Diego chegou no final do ano passado e está formatando a Secretaria, mas já temos uma estrutura de trabalho funcionando o que permitiu a criação do Programa Municipal de Mobilidade Urbana de Indaiatuba, que norteará as primeiras ações do secretário”, avisou.

 

CONFIRA OS 15 EIXOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO DE MOBILIDADE URBANA PARA INDAIATUBA

  1. Criação do Centro Integrado de Mobilidade (Cimob) – Espaço onde a Prefeitura acompanhará, de forma integrada, o trânsito, o transporte coletivo e os principais pontos da cidade, utilizando tecnologia e planejamento para decisões mais rápidas e eficientes.
  2. Criação e reorganização das linhas de ônibus – O transporte coletivo será reorganizado com a criação de quatro novas linhas de ônibus, ligando bairros ao Centro e ao Distrito Industrial, além de ajustes em linhas existentes para melhorar o atendimento à população e aos trabalhadores
  3. Reforço e reorganização do transporte coletivo municipal – Realização de estudos para a ampliação e a melhoria dos horários do transporte coletivo, além de ajustes na operação dos ônibus, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e melhorar a cobertura dos bairros.
  4. Estudo para implantação de Tarifa Zero aos domingos – Foi iniciado um estudo para avaliar a possibilidade de Tarifa Zero aos domingos, incentivando o lazer, o acesso aos espaços públicos e o fortalecimento do comércio local.
  5. Integração de Sistema de Monitoramento nos ônibus – A Prefeitura irá integrar cerca de 300 câmeras de monitoramento instaladas nos ônibus do transporte coletivo ao Centro de Operações e Inteligência (COI), ampliando a segurança dos passageiros e motoristas.
  6. Implantação de nova tecnologia de Semáforos Inteligente – Indaiatuba irá utilizar uma nova tecnologia de semáforos inteligentes, a Unix, adotada na cidade de Londres, que será implantada pela primeira vez no Brasil, melhorando o fluxo de veículos e a organização do trânsito.
  7. Intervenções viárias e melhorias geométricas – Realização de estudos para intervenções viárias em 16 pontos estratégicos da cidade. Dois estudos desta primeira fase já foram concluídos e entregues, e os demais serão implantados de forma gradual.
  8. Modernização e Revitalização da Malha Cicloviária – As ciclovias serão revitalizadas, com melhoria da segurança e implantação de sinalização completa, incluindo semáforos exclusivos para ciclistas.
  9. Repaginação e Modernização do Programa EcoBike – O programa EcoBike será reformulado para um novo modelo, com ampliação dos locais atendidos, nova estrutura e incorporação de novas tecnologias.
  10. Revitalização da sinalização viária – A cidade está sendo revitalizada na sinalização horizontal e vertical, com equipamentos mais modernos e novas tecnologias, garantindo mais visibilidade e segurança viária.
  11. Programa Pedestre Seguro – O Programa Pedestre Seguro reúne ações voltadas à proteção de quem anda a pé, com melhorias nas travessias, na iluminação e na organização do trânsito.
  12.  Programas Permanentes de Educação para o Trânsito – Implantação de programas permanentes de educação para o trânsito, voltados a crianças, jovens e adultos, promovendo conscientização e prevenção de acidentes.
  13. Implantação do Parque da Mobilidade – Parque da Criança – No Parque da Criança será implantado o Parque da Mobilidade, uma minicidade do trânsito para educação e formação das crianças.
  14. Implantação de novos abrigos de ônibus – Serão implantados novos abrigos de ônibus modernos e padronizados, oferecendo mais conforto, acessibilidade e qualidade aos usuários.
  15. Criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana – A Prefeitura irá criar o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, com participação do poder público e da sociedade civil, fortalecendo o diálogo e a construção conjunta das políticas de mobilidade.