Câmara adere à Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo

Iniciativa abre caminho para projetos de gestão pública sustentáveis e eficientes
05/06/2024
O presidente Luiz Carlos Chiaparine assina nesta quarta-feira – Dia Internacional do Meio Ambiente – a adesão à Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo. A rede reúne Senado, Câmara dos Deputados, Tribunais de Contas, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais interessadas em viabilizar ações de sustentabilidade e gestão pública eficiente.

O objetivo do grupo é fomentar a adoção de estratégias que buscam tornar mais eficiente a administração dos bens públicos, com foco na preservação dos recursos naturais. Entre os eixos temáticos que devem ser estimulados estão água e saneamento ambiental, energia, compras públicas e contratações, material de consumo, deslocamento de pessoal, serviços de impressão, entre outros.

“A preservação do planeta, nossa casa comum, é uma questão urgente que precisa ser defendida. Nós, representantes da população, temos a obrigação de zelar não apenas pelos recursos públicos, mas também pelos recursos naturais, sem os quais não há futuro possível”, analisa o presidente da Câmara. “O próximo passo é criar a própria política administrativa de gestão sustentável e pôr em prática as diretrizes que forem estipuladas”, comenta Chiaparine. A resolução da Mesa Diretora que instituiu esta política deve ser apresentada nos próximos dias.

A Casa de Leis já adota procedimentos que vão ao encontro da gestão ambientalmente correta, como a digitalização dos processos que evita impressões e transporte de documentos desnecessários. A adesão à Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo reforça esta tendência e manifesta o interesse da Câmara em promover ações ainda mais expressivas nesta área, como por exemplo no reuso da água e na adoção de matrizes energéticas limpas.

No Estado, o Legislativo de Indaiatuba se junta às Câmaras de Franca e Presidente Prudente que já haviam aderido à Rede Nacional de Sustentabilidade.
registrado em: fixa