Câmara Municipal de Indaiatuba

Câmara apresenta Escola do Legislativo a coordenadores da rede estadual

Videoaulas produzidas pela Casa de Leis serão exibidas para 25 mil estudantes da região

Tempo de leitura: 2 minutos

Servidores da Câmara de Indaiatuba apresentaram hoje (27) o projeto Escola do Legislativo a coordenadores da rede estadual de ensino vinculados à unidade regional de Capivari. A capacitação contou com a presença do presidente da Casa, Dr. Túlio Tomass do Couto, do primeiro-secretário Hélio Ribeiro, da segunda-secretária Clélia Santos e do presidente da Comissão de Educação do Legislativo, professor Sérgio Teixeira.

Por meio de convênio assinado entre a Câmara e a Secretaria de Estado da Educação, a Escola do Legislativo fornecerá conteúdo pedagógico voltado para aproximadamente 25 mil estudantes do ensino médio. Com o auxílio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado pela Casa, os professores da disciplina de Liderança terão acesso a 15 videoaulas que abordam temas como democracia, separação dos poderes e a importância do Poder Legislativo.

No segundo semestre, os alunos participarão de eleições internas organizadas pelos grêmios estudantis para eleger os próprios vereadores, que participarão de sessões simuladas no plenário da Câmara.

“Nós entendemos que também é papel do Legislativo orientar nossos cidadãos e aproximá-los dos agentes públicos”, destacou o presidente Dr. Túlio. “A educação é a base de tudo, e a formação política é necessária para que todos compreendam o papel de cada Poder na consolidação da nossa democracia.”

Entre 2017 e 2020, a Câmara formou centenas de jovens da rede estadual por meio do Parlamento Jovem, descontinuado por causa da pandemia de Covid-19. Presidente à época, o vereador Hélio Ribeiro foi quem sugeriu a retomada do projeto, viabilizado pela Diretoria Geral da Casa como um dos braços da Escola do Legislativo

“A parceria entre a unidade regional de Capivari e a Câmara Municipal é inovadora e dará condições para o professor reforçar o protagonismo de quem realmente importa, que são nossos alunos”, destacou a supervisora Evelize Padovani.

Além da capacitação realizada no plenário da Câmara, os coordenadores também participaram de debates internos e formações sobre liderança e cultura digital.