Câmara avalia proposta de criação do Conselho Municipal de Defesa Civil
INDICAÇÕES
Os vereadores apresentaram 65 indicações ao Executivo na sessão desta segunda-feira (1). Em sua grande maioria, as propostas trataram de temas relacionados à mobilidade urbana.
SANTA LUZIA
Wilson Índio da Doze indicou a instalação de placa e faixa informativas, bem como o rebaixo da guia, em frente à Igreja e Comunidade Santa Luzia, localizada no Jardim Califórnia. “A comunidade tem a participação de pessoas com necessidades especiais com dificuldades para entrarem na igreja”, observa o parlamentar.
GRADES
Othniel Harfuch solicitou a instalação de grades de proteção ao redor do playground da praça Elis Regina, no Jardim Maria Luiza. “A instalação das grades visa à segurança das crianças, além de evitar a presença de animais na areia do parquinho”, argumentou.
CAMPO BONITO
Ana Maria dos Santos pede que sejam providenciados serviços de infraestrutura no Jardim Campo Bonito. A vereadora solicita a construção de um terminal central de ônibus, a realização periódica de manutenção das coberturas dos pontos de ônibus e a instalação de iluminação nesses equipamentos. “À medida que urbanização avança, as demandas aumentam e a manutenção dos equipamentos públicos enfrenta desafios, tornando-se uma fonte de desapontamento para muitos dos residentes no bairro”, afirma.
ACADEMIA
Luiz Carlos Chiaparine propôs a instalação de academia ao ar livre em área pública localizada na rua Oswaldo Groff diante do imóvel nº 200. O presidente da Câmara, que é médico cardiologista, afirma que manter o corpo em atividade, evitando o sedentarismo, exercita os músculos, o equilíbrio, a agilidade, a flexibilidade e a resistência muscular, além de reduzir o estresse do dia a dia”.
FUNDO
Luiz Alberto Cebolinha defendeu a criação de um Fundo Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito, a ser abastecido com recursos advindos de doações particulares e de órgãos públicos, como os do Poder Judiciário, que podem destinar valores resultantes de multas. O parlamentar explica que os recursos do Fundo seriam utilizados para custear projetos de urbanismo tático, complementar ações de fiscalização e investimentos na melhoria do monitoramento do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal.
TRÂNSITO
Hélio Ribeiro sugeriu a implementação de ações voltadas à conscientização e educação dos munícipes acerca das leis de trânsito. “É visível a falta de preparo dos motoristas, ciclistas e pedestres”, comentou o vereador. “O resultado é o número preocupante de acidentes, sendo comprovado que a maioria dos acidentes ocorre por falha humana”, disse.
UBS
Silene Carvalini indicou a implantação de uma unidade básica de saúde para atender os bairros Veneza, Nova Veneza e Impérios. A presença de uma UBS na região – ressalta a legisladora – contribuirá para a redução das disparidades sociais, especialmente entre os grupos mais vulneráveis da população, garantindo que todos tenham acesso igualitário a serviços de saúde de qualidade.
CRUZAMENTO
Sérgio Teixeira sugeriu melhorias no trânsito no cruzamento da rua Humaitá com a avenida Presidente Vargas e a rua Eletro Trevizioli. “Por conta da padaria que fica localizada próximo ao cruzamento, até mesmo ruas adjacentes ficam com o trânsito prejudicado”, relata.
PISCINA
Du Tonin defendeu a reabertura da piscina do Centro Esportivo do Trabalhador, inclusive nos finais de semana. Após a pandemia – observou – as piscinas foram liberadas apenas para as atividades contínuas da Secretaria de Esportes não estando mais acessíveis para o público em geral aos sábados e domingos.
ESTACIONAMENTO
Leandro Pinto indicou a implantação de vagas de estacionamento no canteiro central entre as ruas Ademar de Moraes Secker e Porfírio Pimentel, no Jardim Moacyr Arruda. “O local tem movimento intenso de veículos, e, devido ao fato de haver nas imediações uma escola, um buffet infantil e um lar de idosos, é muito difícil encontrar vaga para estacionar”, destacou.
MEMORIAL
Alexandre Peres propôs a criação de um Memorial do Esporte no município, com o intuito de promover o reconhecimento e a valorização dos atletas locais que fizeram história em suas respectivas modalidades. “Vale destacar – frisou – que a cidade é tricampeã dos Jogos Regionais e o nosso querido Esporte Clube Primavera conta com quase 100 anos de história”.