Câmara debate projetos que beneficiam as mulheres
INDICAÇÕES
Na 6ª sessão ordinária do ano, os vereadores apresentaram 12 moções e 79 indicações.
REFORMA
O presidente Luiz Carlos Chiaparine solicitou a reforma geral do Centro Esportivo do Trabalhador. Na opinião do presidente da Câmara, o prédio necessita de reparos no telhado e no piso da quadra, pintura completa, iluminação com lâmpadas de LED, reforma das piscinas e manutenção do maquinário das bombas. “Os vestiários precisam ser revitalizados, com melhoria de acessibilidade e maior privacidade para o uso de pessoas com deficiência e necessidades especiais”, comentou.
VAGAS
Du Tonin indicou providências junto à Secretaria Municipal da Educação para que seja aplicada, de imediato, a lei que obriga o Poder Público a divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de ensino. “A lista deverá ser elaborada por ordem de colocação e, sempre que possível, divulgados os critérios para sua elaboração”, afirmou.
ESPAÇO
Wilson Índio da Doze propôs a abertura de um espaço cultural na área pública localizada entre a avenida Ário Barnabé e a rua Antônio Angelino Rossi. O parlamentar argumenta que essa área está sendo revitalizada e pode sediar aulas de capoeira e de dança, entre outras.
LAZER
Alexandre Peres sugeriu a implantação de uma área de lazer onde hoje é a área verde do Jardim dos Colibris – situada à rua prof. Suely Maria Cação Ambiel Batista. O espaço deve conter pista de caminhada, academia ao ar livre, brinquedos, bancos, entre outros equipamentos. “O objetivo é proporcionar aos moradores da região estímulo à atividade física”, disse.
VALE DO SOL
Ana Maria dos Santos indicou o nivelamento e a compactação de cascalho das vias do bairro Vale do Sol. “Recebi reclamações de que os moradores têm convivido com alagamentos, e que os desníveis e as saliências no pavimento prejudicam o acesso e a circulação de veículos pelo bairro”, argumentou.
TURISMO
Othniel Harfuch propôs a implantação de um setor de atendimento ao público com informações sobre eventos e sobre locais de visitação turística de nossa cidade, como o Parque Ecológico, Parque do Mirim, Parque da Criança, Museu da Água e de demais opções.
REVITALIZAÇÃO
Hélio Ribeiro solicitou a realização de serviços de manutenção e revitalização do bairro Chácaras Videiras de Itaici. Faz-se necessária a limpeza e roçagem do mato – afirma. Além disso, as chuvas das últimas semanas derrubaram árvores e galhos que estão espalhados pelo chão atrapalhando a passagem de veículos e de pedestres.
PAINÉIS
Luiz Alberto Cebolinha sugeriu a instalação de painéis solares fotovoltaicos na rede municipal de ensino. “A utilização de energia fotovoltaica nas escolas municipais contribuirá para a preservação do meio ambiente e para a redução dos gastos da administração com energia”, ressaltou o vereador.
PROFESSORES
Sérgio Teixeira defendeu que a Secretaria de Educação disponibilize professores-coordenadores nas creches e Etapas I e II com menos de oito salas, de modo a evitar o acúmulo de função por parte do diretor da unidade.
QUIOSQUES
Leandro Pinto propôs a construção de quiosques na extensão das ruas Albina Brizola Uliska, Soldado João Carlos de Oliveira Júnior e Álvaro dos Santos, como forma de regularizar a situação dos trailers que já praticam esse tipo de comércio no local.
TUBULAÇÃO
Luci dos Santos solicitou a realização de reparo na tubulação da galeria existente na confluência da alameda Mantoanelli com a rua Félix Nabas, no Jardim Panorama. Por conta do afundamento da tubulação, há risco de acidentes de veículos – informou.
PROMOÇÃO
Silene Carvalini solicitou que a administração municipal promova a Lei 7805/2022 que instituiu a Semana Municipal de Inclusão das Pessoas com Síndrome de Down.