Câmara Municipal de Indaiatuba

Câmara encerra ano com mais de 4 mil matérias apresentadas

Legislativo marcado por avanços estruturais, inovação tecnológica e mais de 3,8 mil matérias apresentadas

Tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara Municipal de Indaiatuba conclui o ano legislativo de 2025 com um conjunto expressivo de entregas, marcado por modernização institucional, ampliação da transparência e fortalecimento das políticas públicas locais. Ao longo do ano, os vereadores apresentaram mais de 4 mil matérias, entre indicações, projetos de lei e moções — um volume que reflete o ritmo intenso de trabalho e o compromisso com as demandas da população.

Entre os destaques está o lançamento da Escola do Legislativo, que vai disponibilizar formação política e cidadã para mais de 24 mil estudantes da rede estadual de ensino. O convênio com a coordenadoria regional de Capivari foi celebrado no início de dezembro. A partir de 2026, os alunos terão acesso a videoaulas produzidas pelo Legislativo e que tratam de temas como democracia, eleições, separação entre os poderes, entre outros.

Em 2025, a Câmara deu passos importantes rumo à sustentabilidade. Foi concluída a instalação de painéis fotovoltaicos, que garantem economia, eficiência energética e redução do impacto ambiental da instituição. Outra melhoria significativa foi a transmissão das sessões com recursos próprios, a partir da aquisição de câmeras e equipamentos que tornaram o processo mais independente, moderno e de maior qualidade.

Outra novidade do ano foi a implementação do Legis Vídeos, plataforma que reúne todos os vídeos das sessões da Câmara, resultado de parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A ferramenta inaugura uma nova fase de transparência, permitindo acesso rápido, organizado e permanente ao conteúdo audiovisual das reuniões legislativas.

A comunicação institucional também avançou com a liberação do sinal aberto e digital da TV Câmara, transmitida por meio da Rede Legislativa Digital, ampliando o alcance das sessões e das ações dos vereadores para toda a população por sinal de TV a partir de 2026. Em outra frente, foi lançado o novo site da Câmara, mais moderno, intuitivo e acessível, que facilita a navegação do cidadão e melhora a disponibilização de informações públicas, atendendo aos princípios de transparência e inovação.

No âmbito das políticas públicas, ganhou força a atuação da Comissão da SP-075, que ao longo do ano promoveu debates e articulações sobre melhorias viárias na rodovia Santos Dumont, um dos principais corredores de mobilidade da região e tema central para a segurança e o desenvolvimento do município.

A relação com o terceiro setor também foi fortalecida: graças à aprovação unânime dos gabinetes, mais de R$ 5 milhões foram destinados a entidades assistenciais, reforçando o papel social da Câmara na promoção de serviços essenciais à população.

O presidente da Câmara, Dr. Túlio Tomass do Couto, destacou a dedicação do Legislativo ao longo do ano. “Foi um ano de muito trabalho, em que os vereadores se empenharam para propor leis que garantem direitos aos cidadãos, ajudam no desenvolvimento de Indaiatuba e contribuem para que tenhamos a melhor qualidade de vida do país. Fizemos reuniões setoriais inéditas com diversos segmentos da sociedade, buscando soluções para os problemas por meio do diálogo e do respeito, e é assim que pretendemos continuar trabalhando em 2026”.

Na última sessão ordinária do ano – em 15 de dezembro, a Casa de Leis aprovou o orçamento do próximo exercício, estimado em R$ 2,7 bilhões.