Legislativo institui selo para homenagear construções com valor sociocultural

A concessão da honraria está condicionada à aprovação de 2/3 dos vereadores e à anuência prévia da Secretaria da Cultura

 

04/06/2024

A Câmara aprovou segunda-feira (3) projeto de resolução da Mesa Diretora que institui no município o “Selo José Luiz Teixeira de Camargo” – honraria a ser concedida para certificar e homenagear construções que expressem forte identidade sociocultural com a comunidade indaiatubana.

Ao defender a aprovação da proposta, o presidente da Câmara Luiz Carlos Chiaparine afirmou que o município conta com inúmeros monumentos de alto significado histórico e arquitetônico que merecem ser reconhecidos pela população. “O Casarão Pau Preto, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Santuário Arquidiocesano Santa Rita de Cássia, o Mosteiro de Itaici, entre muitos outros, são exemplos de construções que fazem parte da vida da cidade e que representam verdadeiros ícones do desenvolvimento de Indaiatuba ao longo dos anos”, disse.

Chiaparine observou também que o nome do diploma, “José Luiz Teixeira de Camargo”, homenageia o tabelião e responsável pelo Cartório de Registro de Imóveis que mais tempo exerceu a função. “O Zelito, como era conhecido, foi figura fundamental no processo de regularização dos imóveis de nossa cidade”, ressaltou.

A honraria será concedida anualmente, por votação nominal e em discussão única, após análise prévia da Secretaria Municipal de Cultura e votos favoráveis de no mínimo 2/3 dos vereadores.

BIOGRAFIA
José Luiz Teixeira de Camargo nasceu em Indaiatuba em 2 de junho de 1934 e constituiu sua família e sua trajetória no município até seu falecimento em 30 de março de 2018.

Casado com Ruth Ambiel Teixeira de Camargo, teve dois filhos - José Luiz Teixeira de Camargo Junior e Thais Helena Teixeira de Camargo Ceschin – e cinco netos – Maria Eduarda Teixeira de Camargo, Maria Luiza Teixeira de Camargo, André Luiz Teixeira de Camargo Ceschin, João Luiz Teixeira de Camargo Ceschin e Rafael Luiz Teixeira de Camargo Ceschin.

O homenageado foi o responsável pelo Tabelionato e pelo Cartório de Registro de Imóveis de Indaiatuba, serviços que durante mais de 120 anos ficaram a cargo de sua família.

José Luiz Teixeira de Camargo é sempre lembrado pela eficiência com que conduziu serviços tão essenciais, bem como pela correção de seus atos e discrição em suas ações em prol da comunidade.

Com a aprovação do selo, seu nome estará eternizado na mais nobre distinção aprovada pela Câmara Municipal de Indaiatuba entregue aos prédios históricos e simbólicos do nosso município.

OUTRAS MATÉRIAS
Durante a sessão de segunda-feira – a 15ª sessão ordinária do ano --, os vereadores aprovaram 11 projetos de lei e apresentaram 59 indicações.

CEFALEIA
Luiz Alberto Cebolinha sugeriu a realização de campanha com o tema “#03 é demais” conhecido como “Maio Bordô”. O parlamentar lembra que no dia 19 de maio é celebrado o Dia Nacional do Combate e Orientação sobre a Cefaleia. “Neste ano, o slogan oficial da campanha é “3 é demais”, destacando que pacientes que possuem mais de três tipos de dores de cabeça contínuas por mais de três meses necessitam de auxílio médico”, afirmou.

SEMÁFORO
Luiz Carlos Chiaparine recomendou a instalação de semáforo no cruzamento da rua Humaitá com a avenida Presidente Vargas. O presidente da Câmara observa que a avenida tem tráfego intenso, o que dificulta a travessia dos veículos que se encontram na rua Humaitá.

GEOFONAMENTO
Alexandre Peres propôs a realização do serviço de geofonamento nos bairros -- isto é, varredura para a detecção de vazamentos de água não visíveis, evitando assim desperdício de água e futuros problemas, como danos nas vias, calçadas e residências.

SINALIZAÇÃO
Ana Maria dos Santos defendeu a instalação urgente de sinalizadores verticais e horizontais, além de lombadas, na curva da alameda Pedro Wolf, próxima à sede dos escoteiros Falcão Azul, no bairro Jardim Brasil.

AUTUAÇÃO
Wilson Índio da Doze sugeriu que a administração estabeleça um percentual do efetivo da Guarda Civil Municipal com o poder de autuação. O vereador argumenta que há ocorrências em que os guardas civis têm de aguardar a chegada dos agentes fiscalizadores para que ação autuante seja concluída.

REVITALIZAÇÃO
Hélio Ribeiro solicitou a revitalização da área de lazer situada próxima ao número 6033 da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. O parlamentar cita alguns equipamentos que devem ser instalados: lixeiras, bancos e alambrado em volta do campo de futebol.

ENFERMAGEM
Othniel Harfuch indicou a presença de um técnico de enfermagem nas creches e pré-escolas da rede municipal. “Tenho acompanhado, atuando há anos como pediatra, as dificuldades enfrentadas pelos pais quando a criança apresenta um quadro febril, náusea ou vômito nas escolas e os responsáveis são chamados para que busquem o menor”, comentou. “O desespero é sem igual, mas na grande maioria das vezes são quadros leves que podem ser avaliados com mais calma, e para quais um técnico de enfermagem está habilitado para avaliar, aguardar e contatar os pais com informações mais esclarecedoras e precisas, além de ele mesmo poder administrar medicações prescritas e de urgência”.

HOSPITAL DIA
Du Tonin defendeu a construção de mais um andar no Hospital Dia. De acordo com o vereador, o prédio do hospital foi projetado e teve suas estruturas construídas para suportar outro andar. Some-se a isso o fato de que o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) não consegue atender a demanda de uma população com quase 300 mil habitantes. “Abrindo mais leitos e ampliando o atendimento de especialidades a lista de espera será reduzida”, disse.

SKATE
Leandro Pinto sugeriu a adequação e a ampliação da pista de skate do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), do Jardim São Conrado, para inclusão na unidade de aulas de skate do projeto Esporte Cidadão.

MULTIDISCIPLINAR
Sérgio Teixeira propôs a implementação de atendimento multidisciplinar na UBS do Núcleo Residencial Prof. Carlos Aldrovandi e de outros bairros afastados da cidade, visto que essas unidades de saúde possuem espaço para contar com profissionais especializados em fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, serviço social e visitas domiciliares, entre outros.

SOLIDARIEDADE
Silene Carvalini indicou a implantação de varais solidários para doação de peças de roupas e agasalhos para uso imediato. “A medida não só atende a uma necessidade urgente de roupas adequadas, especialmente em tempos de fio, mas também fortalece o espírito comunitário e a consciência social”, sublinha.

BURACOS
Adalto Missias solicitou a realização da operação tapa-buracos nas ruas da Vila Castelo Branco. “O bairro todo está com o asfalto deteriorado”, afirma.

registrado em: fixa