A Câmara de Indaiatuba lançou na manhã desta sexta-feira (5) a Escola do Legislativo, projeto que prevê a capacitação de servidores e cidadãos e que, a partir de 2026, promoverá a formação de estudantes do ensino médio da rede estadual. A parceria entre a Câmara e a Unidade Regional de Ensino de Capivari foi celebrada em evento realizado no Bosque do Saber.
Por meio de videoaulas produzidas pela Câmara, os estudantes terão contato com noções de democracia, cidadania e representação política, entre outros temas. Ao todo serão fornecidas 15 aulas em um ambiente virtual de aprendizagem totalmente desenvolvido pelo Legislativo.
O material de apoio poderá ser utilizado livremente pelos docentes das disciplinas relacionadas com a temática, sem interferência no conteúdo programático original. Ao longo do ano letivo, os alunos também serão estimulados a eleger seus próprios representantes, aproveitando a estrutura e o engajamento dos grêmios estudantis.
“Este projeto é uma iniciativa pioneira capaz de atingir até 24 mil alunos por ano, fortalecendo o papel que a Câmara tem de estimular a cidadania e a participação dos nossos estudantes”, afirmou o presidente da Câmara, Dr. Túlio Tomass do Couto, que assinou o termo de cooperação junto com o coordenador regional de ensino de Capivari, José Roberto da Silva.
Parlamento Jovem
A Escola do Legislativo retoma em outro formato a proposta do Parlamento Jovem, mantido pela Câmara entre 2017 e 2020 e descontinuado na pandemia. Os estudos que originaram a retomada foram solicitados pelo primeiro secretário Hélio Ribeiro, presidente da Câmara à época.
Além de Dr. Túlio e Hélio, também participaram da cerimônia de lançamento da Escola os vereadores Sérgio Teixeira e Clélia Santos.






