Câmara saúda serviços prestados pela Central de Ambulância

Vereadores também se congratularam com os Correios, com o Educandário Deus e a Natureza e com o projeto Abraço do Peito

21/05/2024

A Câmara aprovou nesta segunda-feira, por unanimidade, moção de congratulações à Central Municipal de Ambulâncias pelos excelentes serviços que presta à população.
Apresentada pelo presidente da Câmara Luiz Carlos Chiaparine e por Silene Carvalini e Othniel Harfuch – os três vereadores profissionais da área da saúde --, a moção ressalta a reestruturação empreendida em janeiro pelo diretor do órgão, José Fernando Lopes Plaça.

“As novas estratégias implementadas resultaram em ainda maior resolutividade e eficiência no atendimento da Central e, por consequência, também em maior satisfação por parte dos pacientes transportados”, enfatiza o documento.

A Central de Ambulâncias presta atendimento de urgência e emergência em apoio ao Corpo de Bombeiros e realiza o transporte de pacientes para tratamento dentro e fora do município em hospitais de referência.

Ao defender a aprovação da moção, o presidente da Câmara destacou os investimentos realizados no decorrer dos anos pela Secretaria da Saúde na ampliação e na qualidade dos serviços prestados pelo órgão. “Atualmente – afirma Chiaparine -- a unidade conta com médico e enfermeiro plantonistas que asseguram suporte no atendimento dos socorristas e um serviço mais eficiente, rápido e humanizado aos munícipes que sofrem as dores e as angústias decorrentes das doenças que os afligem”.

Médico cardiologista há mais de 30 anos, o presidente da Câmara conclui: “Pelo que presencio diariamente, o socorro imediato e qualificado salva vidas -- e é a preservação da vida o que a nossa Central de Ambulâncias, com sua equipe de profissionais altamente competente e dedicada, busca em seu trabalho diuturno e meritório”.

OUTRAS MOÇÕES
Na sessão de segunda-feira, os vereadores apresentaram seis moções de congratulações. Luiz Alberto Cebolinha destacou os 30 anos da instalação na rua 11 de Junho da agência franqueada dos Correios, com a então e atual diretora Cristina Agnelli.

O vereador Alexandre Peres congratulou-se com a comissão organizadora da “Marcha Furta-Cor”, evento integrante da campanha Maio Furta-Cor, dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental materna. “Realizada no dia 11 de maio, a ação contou com diversas atividades, como aulas de yoga, dança e rodas de conversa, com o objetivo de chamar a atenção das mães, geralmente tão sobrecarregadas com múltiplas tarefas, sobre o cuidado com a saúde mental”, disse.


Wilson Índio da Doze saudou o projeto social Abraço do Peito, que consiste na doação de sutiãs com prótese às mulheres que sofreram a remoção da mama. O projeto, coordenado pela empreendedora Maria Lucia Ramos de Souza, também promove o aconselhamento das mulheres que passaram por mastectomia em encontros, uma vez por semana, na Comunidade São João Batista, no Jardim Morada do Sol.



O vereador Du Tonin, por sua vez, elogiou a atuação do comerciante Clemente Gouveia Marques, mais conhecido por Kellé, pelos mais de 30 anos de apoio ao esporte amador do município. “Kellé sempre foi um apoiador do futebol de Indaiatuba, colaborando com o crescimento do time do bairro Rêmulo Zoppi, onde reside há três décadas”.



Adalto Missias enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Educandário Deus e a Natureza na valorização da vida, em especial com o Projeto Girassol, que atua contra a automutilação e o suicídio entre as crianças e os adolescentes. “É um trabalho verdadeiramente inspirador que representa um farol de esperança para aqueles que enfrentam momentos difíceis em suas vidas”, sublinhou.

INDICAÇÕES
Foram apresentadas 91 indicações na 13ª sessão ordinária do ano. Em sua maioria, as sugestões dos vereadores ao Executivo trataram de questões relacionadas à mobilidade urbana. A relação completa está disponível aqui.

PEDESTRES
Du Tonin indicou a pintura de faixas de pedestres na avenida Visconde de Indaiatuba no trecho próximo às paradas de ônibus fretados – altura da CPFL (sentido centro-bairro) e outra na altura da DIF EPI Ferramentas (sentido bairro-centro). “Os trabalhadores que utilizam ônibus fretados para outras cidades pedem mais segurança na travessia da avenida”, ressaltou.

CORREIOS
Othniel Harfuch sugeriu ao prefeito que faça gestões para que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos instale uma agência dos Correios no bairro Jardim Morada do Sol. “Moradores e comerciantes dos bairros mais afastados reclamam da distância para irem até uma agência”, disse.

POLUIÇÃO
Alexandre Peres pediu que a fiscalização intensifique sua atuação contra a poluição sonora gerada por motocicletas. “Além de som alto causar problemas de saúde, é passível de punição de acordo com a lei que trata de crimes ambientais”, reforçou.

ILUMINAÇÃO
Hélio Ribeiro propôs melhorias na iluminação do entorno do campo society do Jardim Morada do Sol, em frente à Unidade de Pronto Atendimento – UPA. “É possível observar a precariedade da iluminação da área”, afirma.

COLETA
Luiz Carlos Chiaparine indicou a implantação do serviço de coleta seletiva de resíduos no Jardim Dona Maria José três vezes por semana. O presidente da Câmara argumenta que a coleta de recicláveis contribui com a conservação do meio ambiente e o consumo sustentável. “A medida também pode ser vista como uma questão de saúde pública, já que, em locais inadequados, o resíduo pode formar focos de proliferação de mosquitos e de outros vetores de doenças”, explica.

COTAS
Adalto Missias defendeu o estabelecimento de cotas de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar nas empresas que prestam serviços terceirizados para a Prefeitura. “A medida pode contribuir para a reintegração das mulheres agredidas na sociedade, fortalecendo sua independência financeira e emocional”, frisou.

FARMÁCIA
Silene Carvalini recomendou a criação do cargo de técnico em farmácia na Prefeitura. A iniciativa, segundo a parlamentar, visa atender às necessidades do sistema de saúde, proporcionando uma equipe multidisciplinar mais completa para atuar no atendimento ao público e na gestão de medicamentos.

CREMATÓRIO
Ana Maria dos Santos sugeriu a implantação de um crematório público dentro do cemitério municipal. “A cremação apresenta uma enorme vantagem para a natureza”, afirma.

DEFESA PESSOAL
Luiz Alberto Cebolinha propôs a implementação de um programa de defesa pessoal para as mulheres, sobretudo para aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e expostas a riscos de violência.

INSEGURANÇA
Sérgio Teixeira defendeu a realização de um levantamento das repartições públicas com mais registros de insegurança no trabalho, bem como a adoção de medidas para solucionar tais situações.

MANUTENÇÃO
Leandro Pinto solicitou a realização de serviços de manutenção na praça Dom Pedro II, no Centro. Comerciantes da praça reclamam que, durante a pandemia, muitas mesas e bancos foram retirados em observância ao distanciamento e até hoje não foram recolocados. Além disso, pedem a substituição do piso de bloquete por calçamento na parte coberta dos quiosques em frente aos boxes. “O bloquete acumula lixo e dificulta a limpeza do local”, afirma.

PLANTÃO
Wilson Índio da Doze sugeriu que o órgão de fiscalização da Prefeitura funcione 24 horas. “Muitos órgãos e secretarias municipais possuem plantão de atendimento após o expediente de trabalho normal para, com isso, atender demandas da população”. O mesmo deveria ocorrer com a fiscalização municipal, uma vez que há ocorrências de infrações durante à noite que precisariam de autuação imediata – argumenta.

 

registrado em: fixa