Câmara se destaca entre as mais econômicas do Estado
18/01/2024
A Câmara Municipal de Indaiatuba é a segunda mais econômica de São Paulo entre os municípios com população entre 200 e 300 mil habitantes, segundo informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Os dados se referem ao período compreendido entre setembro de 2022 e agosto de 2023, e foram divulgados recentemente pelo TCE. O gasto per capita da Câmara era de R$ 76,33 – inferior ao dos outros 15 municípios paulistas nesta faixa populacional. Apenas o Legislativo de Presidente Prudente é mais enxuto, com custo per capita de R$ 48,28.
Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Indaiatuba continua a mais econômica entre os municípios maiores. No comparativo com as 20 cidades, fica atrás apenas de Pedreira (com 48 mil habitantes) e Artur Nogueira (com 55 mil habitantes).
O presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, ressalta que os bons indicadores de economicidade são resultado de eficiência administrativa: embora a Câmara promova investimentos periódicos em inovação, atendimento ao público e acessibilidade, segue gerenciando o orçamento com responsabilidade.
“Em 2023, nós implementamos a LGPD, modernizamos nossos processos, implementamos o painel de votações, digitalizamos a maior parte dos procedimentos e conservamos nosso patrimônio. Mesmo assim, cuidamos das contas da Casa com responsabilidade”, avalia.
A transparência dos atos públicos também recebeu atenção em 2023, com reconhecimento obtido por meio do Selo Ouro de Transparência, concedido após avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Investimento per capita das Câmaras Municipais entre os municípios com população entre 200 e 300 mil habitantes