Em regime de urgência, Câmara prorroga prazo de regularização de imóveis
ACADEMIA
Luiz Carlos Chiaparine propôs a instalação de academia ao ar livre ao lado da Estação Musical, localizada na Rua Convenção, no bairro Jardim Pompeia. O parlamentar argumenta que no local já há um bicicletário. A academia será utilizada com frequência – afirma – porque o Jardim Pompeia conta com número expressivo de idosos.
REGISTRO CIVIL
Pepo Lepinsk defendeu a instalação de um posto do Cartório do Registro Civil no Hospital Augusto Oliveira Camargo (HAOC), para emissão da certidão de nascimento do bebê ainda durante a estadia na maternidade, com um CPF associado. O presidente da Câmara explica que esse serviço deve ser gratuito, sendo cobrado apenas o custo por cópia caso os pais desejarem a emissão de 2ª via.
AMPARO
Wilson Índio da Doze propõe a adoção de políticas públicas em benefício de mulheres que engravidaram após serem violentadas e que, por esse motivo, pensam em realizar um aborto para interromper a gestação. O vereador sugere ampará-las por meio de atendimento psicológico e emocional até que tenham a certeza se optam por ficar com o filho ou entregá-lo voluntariamente para adoção.
MUTIRÃO
Sérgio Teixeira indicou a realização de mutirão de catarata no município. O mutirão – explica o legislador – é um evento que mobiliza diversos órgãos de poder público e privado, além de voluntários de diversas instituições, para avaliar e viabilizar a cirurgia de catarata em pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
RECICLÁVEIS
Othniel Harfuch postula a instituição de uma cooperativa de catadores de recicláveis em Indaiatuba. Segundo o vereador, há muitos catadores de recicláveis no município e a criação da cooperativa irá melhorar as condições de coleta, triagem e a comercialização dos materiais, ampliando as oportunidades de inclusão social e econômica desses trabalhadores.
ESTACIONAMENTO
Du Tonin sugeriu a criação de bolsão de estacionamento na região do Recreio Campestre Joia. O vereador comenta que o loteamento Recreio Campestre era inicialmente um grupo de chácaras que, aos poucos, foi se transformando em um Distrito Industrial. “As ruas são usadas como estacionamento nos dois lados, o que atrapalha os caminhões para carga e descarga”, reforça.
EMPREENDEDORISMO
Silene Carvalini indicou a instituição da Semana Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo na Terceira Idade. “Muitos idosos possuem uma vasta gama de conhecimentos acumulados ao longo de suas carreiras e vidas”, afirmou. O objetivo da criação da data é aproveitar essas habilidades e incentivar os idosos a iniciar ou expandir empreendimentos – completou.
AMPLIAÇÃO
Hélio Ribeiro requereu a ampliação do Hospital Dia. O prédio do hospital foi projetado para receber um segundo pavimento – observou o vereador. “A ampliação do hospital trará um grande benefício à população, uma vez será possível a realização de mais cirurgias eletivas, podendo até dobrar a capacidade de atendimento e o número de procedimentos”, disse.
VELOCIDADE
Leandro Pinto solicita a instalação de redutor de velocidade, tipo lombada, na rua Armando Salles de Oliveira, altura do número 110 – no bairro Cidade Nova 1. “É importante que o departamento responsável indique corretamente os obstáculos com placas e sinalização de solo para correta orientação dos motoristas”, ressalta.
HEMODIÁLISE
Ana Maria dos Santos recomenda que o setor de hemodiálise do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), em parceria com a empresa DaVita Serviços Médicos, seja instalado no pavimento térreo, em cumprimento à lei de acessibilidade. “Recebi reclamações de que pacientes estão tendo dificuldades para alcançarem o pavimento superior para realizar o procedimento, já que rotineiramente o elevador apresenta problemas”, afirmou.
TDA E TDAH
Alexandre Peres defendeu a implantação de equipe multidisciplinar com foco no diagnóstico e tratamento de dislexia e transtornos de déficit de atenção (TDA e TDAH). “Todas essas condições interferem no aprendizado, especialmente a dislexia, que interfere também na realização da leitura e da escrita”, diz. Como se tratam de condições genéticas, o ideal é detectá-las precocemente para assegurar o aprendizado da criança/adolescente e sua qualidade de vida – observou.
CONSERVAÇÃO
Luci dos Santos solicitou a conservação e restauração dos monumentos históricos das praças públicas. Na opinião da legisladora, tais medidas ajudarão a população a reconhecer a riqueza cultural do município – patrimônio e herança do nosso povo -- destacou.