Câmara Municipal de Indaiatuba

Homenagens e títulos de funcionários-padrão marcam os 195 anos de Indaiatuba

Lei de autoria do vereador Alexandre Peres instituiu homenagem póstuma a Paulo Antônio Lui

Tempo de leitura: 2 minutos

Os vereadores Alexandre Peres, Clélia Santos e Luiz Alberto Cebolinha participaram nesta terça-feira – dia em que Indaiatuba completa 195 anos – da tradicional solenidade de entrega da medalha João Tibiriçá Piratininga e dos títulos de funcionário-padrão a servidores públicos efetivos da Prefeitura, da Câmara Municipal e das autarquias Seprev, SAAE e Fiec.

Promovida pela Prefeitura anualmente no dia 9 de dezembro, dia do aniversário do município, a cerimônia objetiva homenagear cidadãos que contribuem para o desenvolvimento de Indaiatuba.

“Este dia é sempre um dia histórico pois, além de celebrar o aniversário de Indaiatuba, é o registro do reconhecimento oficial ao trabalho de pessoas que muito se empenharam para que a nossa querida cidade chegasse ao que é hoje de ser uma cidade admirada por todos”, afirmou o prefeito Custódio Tavares ao entregar a medalha João Tibiriçá Piratininga – mais importante honraria concedida pelo Poder Executivo Municipal — ao premiado fotógrafo Antônio da Cunha Penna. Com 80 anos (68 deles vividos em Indaiatuba), além de fotógrafo, Penna é escritor e compositor.

A cerimônia deste ano trouxe uma honraria especial, uma homenagem póstuma. O merecedor da homenagem foi o fundador do cine Topázio, Paulo Antônio Lui. Falecido em agosto, Paulo Lui dará nome à honraria póstuma – instituída por lei de autoria do vereador Alexandre Peres –, que passará a ser concedida anualmente. “Considero que essa homenagem representará uma reparação a quem por alguma falha ou falta de oportunidade não recebeu o devido reconhecimento em vida”, explicou o chefe do Executivo.

O vereador Luiz Alberto Cebolinha representou na solenidade o presidente do Legislativo Municipal, Túlio Tomass do Couto e, com o prefeito, realizou a entrega do título de funcionário-padrão a João Guilherme D´Arcadia. Chefe do Departamento de Comunicação da Câmara e professor do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), João Guilherme é jornalista com mestrado e doutorado pela Unesp.

O jornalista disse que não se vê como funcionário-padrão ou como um servidor-modelo. “O que eu tenho certeza é que eu trabalho em uma Câmara-modelo, onde o presidente Túlio e o diretor Alexandre Artem apoiam os nossos projetos e dão condições totais para que os projetos sejam implementados”.

Os títulos de Funcionário-Padrão também foram concedidos a Demervaldo José de Almeida (funcionário da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente), Gilmara Rodrigues Stahl (SAAE), Janaína Madruga Morais (Fiec) e Thaís Santarelli Ferreira (Seprev).