Novos estacionamentos públicos devem ter pisos drenantes e árvores, aprova a Câmara

Objetivo da proposta é ampliar as áreas permeáveis no município
02/04/2025
Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira projeto de lei do vereador Alexandre Peres que estabelece que as áreas públicas destinadas à construção de estacionamentos descobertos devem ser pavimentadas com a utilização de pisos drenantes ou permeáveis.

O autor explica que pisos drenantes permitem a infiltração das águas pluviais no solo – e, com isso, aumentam a área permeável nos centros urbanos, reduzem a formação de poças d’água e enchentes e contribuem para a diminuição da temperatura local.

O projeto prevê ainda que os estacionamentos deverão receber arborização, em conformidade com o Plano de Arborização Urbana do município. “A arborização mostra-se como um complemento relevante uma vez que, implantada entre as vagas de estacionamento, oferece sombra e conforto térmico aos usuários e veículos, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar, redução do efeito ‘ilhas de calor’ e aumento da biodiversidade com o plantio de espécies nativas”, argumenta o vereador.

Alexandre Peres esclarece que a proposta limita-se a novos projetos ou ampliações, respeitando o planejamento urbanístico vigente. “A aprovação desta lei é um passo essencial para que Indaiatuba continue a desenvolver-se de forma responsável e sustentável”, conclui.
registrado em: fixa