Parlamento da RMC debate violência escolar e define presidentes das Comissões

Pepo Lepinsk, Silene Carvalini e Índio da Doze comparecem em reunião em Sumaré

05/05/2023

O presidente da Câmara de Indaiatuba, Pepo Lepinsk, presidiu na manhã desta sexta-feira (5), em Sumaré, o 4º encontro de vereadores e presidentes de Câmara da RMC. Os vereadores Silene Carvalini e Índio da Doze também participaram.

A reunião contou com a palestra de uma das maiores especialistas em violência escolar, a professora e pesquisadora da Unicamp, Telma Pileggi Vinha, além de vereadores e presidentes de Câmara de toda a região. Também fizeram parte da Mesa de Honra o anfitrião Hélio Silva (Sumaré), o presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini, o 1º secretário do Parlamento, Wagner Morais (Nova Odessa) e Paulo Pereira Filho (Hortolândia), diretor regional da União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp).

"O parlamento é para nos unirmos, ganharmos força e resolvermos problemas comuns; para isso estamos aqui: trabalhar para uma região composta por 20 municípios e quase 4 milhões de habitantes", afirma Pepo.

PALESTRA
O encontro desta sexta-feira debateu saídas para a violência extrema nas escolas. A convidada, a professora Dra. Telma Vinha, baseada em dissertação de mestrado da professora Cleone Aparecida Garcia, traçou o perfil dos jovens responsáveis pelos ataques, desde o primeiro ataque no Brasil — ocorrido na Bahia em 2002 — até as datas atuais.

“Todos eram meninos, jovens — o mais velho tinha 25 anos— , brancos, com valores opressores (misoginia, homofobia, machismo e outros), criados em ambientes de ódio, com problemas de saúde mental não diagnosticado e não tratado, com voz em ambientes de ódio da Internet e outros fatores que não serão resolvidos em curto prazo ou com soluções que parecem simples, como colocar segurança armada nas escolas. Precisamos mudar a maneira como esses meninos pensam: o que pensam das mulheres, dos pretos, das minorias; precisamos de projetos que regulem a internet, dificultem o acesso às armas e protejam nossos meninos. E, acima de tudo: precisamos lembrar que não estamos falando do transtorno de quem ataca, mas de um transtorno de toda a sociedade”, lembrou a palestrante.

ORDEM DO DIA
Na Ordem do Dia, os presidentes de Câmara e vereadores apresentaram ofícios que pedem soluções para problemas de seus municípios.

Os vereadores também falaram sobre as comissões temáticas, definindo presidente e secretário de cada grupo e estabelecendo critérios para levar os problemas às instâncias governamentais.

“Nas comissões de Saúde e de Proteção à Mulher, estabelecemos ações que levaremos aos secretários estaduais nos próximos meses, temas que atingem toda a população da RMC, com propostas que incluem ações como atenção básica como atendimento prioritário, acesso restrito a exames de média e alta complexidade, encaminhamento de usuários para outras regiões, Comitês Municipais de Saúde, existência de demanda reprimida para próteses, angiografia e hemodinâmica, prevenção de problemas relacionados à saúde mental e dependência química, além de iniciativas para prevenção do suicídio. Todos temas que serão abordados em conjunto”, lembra a vereadora de Indaiatuba, enfermeira Silene Carvalini.

Representando a Comissão de Direitos dos Animais e Meio Ambiente, o vereador Índio da Doze se comprometeu a apresentar pautas que atendam à agenda ambiental. "São muitos assuntos que precisaremos abordar, como a disponibilidade hídrica e a preservação dos nossos recursos".

O próximo encontro do colegiado acontece dia 2 de junho, no Município de Vinhedo, debatendo o tema Saúde.

registrado em: fixa