Presidente debate projetos para prevenção da gravidez na adolescência
03/02/2025
O presidente da Câmara, Dr. Túlio José Tomass do Couto, recebeu na manhã desta segunda-feira (3) representantes do Conselho Tutelar e do Programa Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a fim de debater as políticas públicas voltadas à conscientização sobre a gestação precoce. O tema vem à tona na Semana Nacional de Prevenção, compreendida entre os dias 1º de 8 de fevereiro. O vereador Dr. Othniel Harfuch também participou da reunião.
As conselheiras Adriana Vieira Antônio, Roselene Aparecida de Castro e Natália Cardoso da Silva expuseram ao presidente as principais situações enfrentadas pelo conselho no acolhimento das meninas gestantes e pediram apoio da Câmara na criação de ações de sensibilização.
A enfermeira do Programa Indaiatubano de Prevenção de Gravidez na Adolescência, Carla Sofia, lembrou que o município já promove palestras periódicas nas escolas públicas e privadas e mantém políticas públicas consistentes de acolhimento das meninas grávidas.
O presidente da Câmara se comprometeu a garantir a manutenção das jovens nos programas de pré-natal especializado e a mudar a data da Semana Municipal, que por aqui ocorre em setembro, a fim de sincronizar com o calendário nacional. Como ginecologista e obstetra, Dr. Túlio foi um dos responsáveis pela criação da política municipal de saúde da mulher, há 26 anos.
“Hoje nossa cidade já conta com uma estrutura de ponta nesta área, que inclui o georreferenciamento com as regiões onde essas mães vivem, mas sempre é possível melhorar. Uma das ideias para este aperfeiçoamento é a criação de um aplicativo voltado exclusivamente para jovens que têm dúvidas sobre a rede de prevenção e apoio da gravidez na adolescência”, abordou Dr. Túlio.
O presidente também vai agendar uma reunião entre as conselheiras e todos os vereadores, com o objetivo de incluir a Câmara no planejamento das ações da Semana Municipal.