Santuário Santa Rita receberá Selo 'José Luiz Teixeira de Camargo'

Na mesma cerimônia, no dia 28, os vereadores entregarão títulos honoríficos a 9 munícipes

11/06/2024

Os vereadores deliberaram na sessão desta segunda-feira que o Santuário Arquidiocesano Santa Rita de Cássia será a primeira edificação a receber o Selo “José Luiz Teixeira de Camargo” – honraria recém instituída pela Câmara Municipal para certificar e homenagear os prédios que há décadas fazem parte da vida da cidade.

O diploma será entregue pelo presidente da Câmara Luiz Carlos Chiaparine ao pároco padre Rogério Carvalho de Almeida e aos vigários paroquiais padres Francisco de Paula Cabral de Vasconcellos e Geislânio Luís Caires – integrantes do quadro pastoral do Santuário de Santa Rita -- em sessão solene no próximo dia 28. Chiaparine é o autor da lei que criou o Selo e o vereador proponente da homenagem à construção religiosa.

“O Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia -- argumentou Luiz Carlos Chiaparine -- foi entregue à comunidade no dia 22 de maio de 1964, completando, portanto, 60 anos em 2024. Localizado no bairro Cidade Nova, é um dos prédios mais simbólicos e importantes do município”.

O autor da homenagem destacou também que a paróquia busca ser um farol na vida do povo, colaborando ativamente para a evangelização e o desenvolvimento da comunidade, semeando a fraternidade do povo indaiatubano: “Exemplo disso – afirmou o vereador -- foi a colaboração ativa e efetiva no enfrentamento da pandemia do Covid-19, que em conjunto com as demais paróquias trabalhou para amenizar os efeitos tão tristes que este período deixou em todos nós”.

O Santuário abriga a igreja matriz Santa Rita de Cássia, a Capela Nossa Senhora da Candelária, o Centro de Espiritualidade e Convivência São João 23, a Capela Santos Anjos e as Comunidades Nossa Senhora Aparecida, São João Batista, São Lourenço, São Pedro e São Vicente de Paulo. O prédio foi elevado à condição de Santuário Arquidiocesano há poucos meses.

OUTRAS HOMENAGENS
Na sessão solene do dia 28, além do Selo “José Luiz Teixeira de Camargo”, os vereadores entregarão a nove munícipes os títulos honoríficos “Cidadão Indaiatubano” e “Cidadão Benemérito ‘Dr. Caio da Costa Sampaio’ – honrarias concedidas a pessoas que, com seu trabalho e sentimento de solidariedade, contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Os homenageados com o título Cidadão Indaiatubano – comenda entregue exclusivamente a não nascidos em Indaiatuba – são o engenheiro civil Alexandre Moraes Romão (por indicação do vereador Alexandre Peres), a diretora da Unimax dra. Luciana Mori Gomes (por indicação da vereadora Silene Carvalini), o pastor José Alves Ferreira (indicado por Luiz Carlos Chiaparine), o construtor Evanir Donizete Nazzini (por indicação do vereador Sérgio Teixeira), a empresária Maria Lúcia Ramos de Souza Marques (indicada por Wilson Índio da Doze), o educador físico e coordenador do Espaço Bem Viver Fernando Ribeiro (por indicação de Othiniel Harfuch) e o pastor Denilson dos Santos Menezes (indicado pelo vereador Adalto Missias).

O procurador do município aposentado Fernando Stein (por indicação de Du Tonin) e o empreiteiro Durval Sombini Filho (indicado pelo vereador Leandro Pinto) receberão o título Cidadão Benemérito – honraria concedida pela Câmara Municipal a destacados munícipes naturais de Indaiatuba.

A sessão solene será realizada no plenário da Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelas páginas oficiais do Legislativo local no Facebook e no Youtube.

MATÉRIAS
Os vereadores apresentaram seis moções e 87 indicações na sessão desta segunda-feira – a 16ª sessão ordinária do ano.

CALÇAMENTO
Luiz Carlos Chiaparine solicitou a realização de serviços de manutenção no calçamento existente em volta do Centro Cultural localizado na Praça D. Pedro II. As lajotas do calçamento se encontram soltas, podendo causar a queda de pessoas – afirmou o presidente da Câmara.

FRALDAS
Hélio Ribeiro propôs a instituição de um Banco Municipal de Fraldas Descartáveis Infantis e Geriátricas às pessoas com paralisia cerebral e às portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A fralda descartável é um item de necessidade básica para muitas pessoas que enfrentam desafios de mobilidade e controle do esfíncter, segundo o parlamentar. O banco de fraldas descartáveis – sugere Hélio Ribeiro -- seria abastecido por meio de doações da sociedade civil, pessoas físicas ou jurídicas, doações governamentais, convênios, parcerias e recursos próprios do município.

IRRIGAÇÃO
Leandro Pinto sugeriu a instalação de sistemas de irrigação nos campos de futebol administrados pela Secretaria Municipal de Esportes. “A irrigação ajuda a regular a temperatura do solo, evitando o superaquecimento ou o ressecamento excessivo, o que garante um gramado mais resistente e capaz de suportar diferentes climas”, argumentou.

LOTERIA
Luiz Alberto Cebolinha propôs a criação da Loteria Municipal de Indaiatuba – Loind. “A proposta contempla que parte da receita seja utilizada para o custeio da sua operação e para a distribuição de prêmios e a outra destinada a área da saúde e para a implementação de programas voltados ao bem-estar da população”, comentou.

PARADAS
Othniel Harfuch indicou a instalação de paradas de ônibus inteligentes, dotadas de totens informativos multisserviços. Nos locais – exemplifica o legislador – os usuários terão acesso a portas USB para carregamento de celulares, iluminação própria para segurança no período noturno e informações como a previsão do tempo, temperatura e umidade relativa do ar. “Paradas inteligentes apresentam soluções para aprimorar a mobilidade urbana, a segurança e a assistência social, buscando o uso da inovação como instrumento de desenvolvimento sustentável e inclusivo”, disse.

REFORMA
Adalto Missias solicitou a reforma da área de convivência e lazer da escola municipal Prof. Oswaldo Antônio Tuon. O vereador anexou fotos que comprovam a necessidade de reparos em toda a área.

CAMPO
Wilson Índio da Doze sugeriu a realização de obras de revitalização da Praça Vereador Roberto dos Anjos na antiga rua 28 no Jardim Morada do Sol. O parlamentar especifica a necessidade de transformar o campo de areia – onde animais defecam e urinam -- em campo de futebol Society.

RONDAS
Alexandre Peres pediu a intensificação das rondas da Guarda Civil Municipal nos bairros Cidade Nova I e II. “Durante a madrugada há movimentação suspeita nas ruas e racha de veículos na avenida Itororó”, diz.

TRÂNSITO
Du Tonin recomendou a remodelação do trânsito na confluência da avenida Presidente Vargas com as ruas Farinello e Ranulfo Fonseca na Vila Homero, ao lado da Concessionária da Mitsubishi. De acordo com o vereador, o retorno da avenida recebe veículos das duas ruas. “Nesse ponto os veículos ficam frente a frente, sem a definição clara de quem tem a preferência, e por isso os acidentes estão acontecendo cada vez com mais frequência”, argumentou.

PÚBLICO
Silene Carvalini propôs a implementação de campanha que incentive o uso de bicicletas e do transporte público como alternativas ao transporte individual motorizado. As vantagens das alternativas, de acordo com a legisladora -- são a redução da emissão de poluentes, o descongestionamento das vias urbanas, a economia de recursos financeiros, a melhoria da saúde pública, a sustentabilidade ambiental e a preparação para o futuro.

PAT
Sérgio Teixeira defendeu que seja firmada parceria entre o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e as escolas de ensino médio com o propósito de realização de visitas – com a apresentação de vagas de emprego --, e de palestras sobre o mercado de trabalho. “Com isso, acreditamos que a iniciativa irá reforçar ainda mais o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho”, destacou.

UBS
Ana Maria dos Santos indicou a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Jardim Tancredo Neves. “Munícipes atendidos na UBS do Jardim Morada do Sol relatam a demora de até três meses para a realização de um simples exame de sangue”, afirmou a vereadora.

registrado em: fixa