Vereadores debatem primeiros projetos da atual legislatura
27/01/2025
Os vereadores de Indaiatuba se reuniram na manhã desta segunda-feira (27) para conversarem sobre as primeiras medidas administrativas e legislativas do atual mandato. O encontro foi comandado pelo presidente da Casa, Dr. Túlio José Tomass do Couto, que ouviu sugestões dos colegas e apresentou sugestões de aprimoramento das rotinas internas da Câmara.
Durante a reunião, o diretor-geral da Casa, Alexandre Artem, apresentou os principais pilares de sustentação da atividade parlamentar: os processos legislativos e administrativos, ambos amparados pelos servidores da Câmara. O diretor também expôs o relatório de compilação das demandas apresentadas por todos os gabinetes ao poder Executivo no ano passado.
Em 2024, foram apresentadas 3,7 mil matérias legislativas – um recorde de produção na Casa de Leis. A Comissão de Finanças e Orçamento, com apoio de sistema desenvolvido na Câmara, compilou as iniciativas e produziu um relatório que será encaminhado aos órgãos de fiscalização e controle.
A apresentação incluiu ainda detalhes da elaboração do orçamento da Câmara, com destaque para o plano de contratação que embasa as estimativas de despesas do Poder Legislativo.
O presidente reforçou que o legislador precisa ter plenas condições para desempenhar adequadamente seu trabalho, atendendo a população, acolhendo pedidos in loco e materializando os pedidos por meio de projetos de lei, indicações e gestão política.
“Fiz questão de abrir a legislatura com uma reunião como essa, em que todos os vereadores estão em posição de igualdade para conhecer os detalhes do funcionamento da Câmara e propor melhorias no funcionamento da Casa”, afirmou Dr. Túlio.
Primeira sessão
Os vereadores fazem a primeira sessão ordinária de 2025 no dia 17 de fevereiro, de acordo com calendário instituído pelo regimento interno da Câmara.
O Legislativo, no entanto, funciona normalmente no período de recesso, incluindo o atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos primeiros dias do ano, os vereadores já encaminharam mais de 90 ofícios para diferentes setores da administração municipal.