Vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral

Entrega dos diplomas reconhece os eleitos como aptos a assumirem seus cargos em 1º de janeiro

18/12/2024

Os 12 vereadores eleitos em 6 de outubro foram diplomados pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (18) em concorrida cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal. O juiz de Direito Dr. Glauco Costa Leite, que conduziu o processo eleitoral no município, presidiu a solenidade e procedeu a entrega dos diplomas.

O evento também diplomou o prefeito eleito Custódio Tavares e o vice-prefeito eleito Luiz Carlos Chiaparine. A chapa Custódio-Chiaparine foi eleita com 83.731 votos.

A diplomação é a última etapa do processo eleitoral e o reconhecimento de que os eleitos estão aptos a assumirem seus cargos em 1º de janeiro. “Este é um momento de celebração da democracia”, ressaltou o juiz eleitoral. “A democracia é um regime de governo muito simples: é o povo escolhendo seus representantes tendo a expectativa de que os eleitos governarão buscando o melhor para todos”, afirmou.

O magistrado completou: “Em Indaiatuba houve uma disputa limpa e tranquila: todos os eleitos percorreram o longo processo eleitoral dentro da lei e obtiveram o maior número de votos. Por isso estão de parabéns, como estão de parabéns todos aqueles que acreditam no regime democrático”.

Dos 12 vereadores eleitos para a 19º Legislatura da Câmara de Indaiatuba, nove estão sendo reconduzidos ao cargo. São eles: o servidor público municipal Hélio Ribeiro (com 6.320 votos - MDB), o bacharel em Direito Wilson Índio da Doze (3.810 votos - PDT), o médico-pediatra Othniel Harfuch (3.329 votos - PDT), o comerciante Leandro Pinto (3.204 votos - PDT), o comerciante Adalto Missias (2.910 votos - PP), o bacharel em Direito Luiz Alberto Cebolinha (2.721 votos - MDB), o engenheiro Du Tonin (2.718 votos - Podemos), o professor Sérgio Teixeira (2.710 votos - MDB) e o engenheiro Alexandre Peres (2.002 votos - PSB). Também foram eleitos para a Câmara o atual vice-prefeito e médico-obstetra Túlio José Tomass do Couto que cumprirá seu 4º mandato de vereador (4.045 votos - MDB), o empresário e advogado Danilo Barnabé (com 4018 – Podemos) e a assistente social Clélia Santos (2.920 votos – PP).

A SESSÃO
Além do juiz Glauco Costa Leite, compuseram a mesa da solenidade o promotor eleitoral Dr. Marcelo Di Giacomo de Araujo, o delegado-titular Dr. Danilo Amancio Leme, o prefeito Nilson Gaspar e o presidente da Câmara Luiz Carlos Chiaparine. Mais de 300 pessoas compareceram à cerimônia.

O presidente da Câmara Luiz Carlos Chiaparine discursou no evento. Emocionado, disse que esta seria a última vez que falaria da tribuna da Câmara depois de seis mandatos consecutivos como vereador. “A partir de janeiro, graças ao convite do amigo Custódio, assumo uma nova etapa da vida após 24 anos nesta Casa de Leis”, disse. O vice-prefeito eleito concluiu: “Que tenhamos discernimento para que consigamos realizar um governo a altura do legado maravilhoso nos deixado pelo Gaspar, uma pessoa brilhante”.

Em final de mandato, o prefeito Nilson Gaspar agradeceu à população “pelo privilégio de ter estado à frente da cidade por oito anos” e por sair com aprovação de quase 90%. Dirigindo-se ao prefeito e aos vereadores eleitos, Gaspar afirmou: “Vocês terão muito trabalho daqui para frente. E o meu desejo é que vocês sejam ainda melhores do que nós fomos”.

Após receber o diploma, Custódio Tavares subiu à tribuna da Câmara: “Agradeço à população de Indaiatuba por me dar a honra de governar esta cidade. E vou saber honrar os votos que recebi”, disse. E concluiu: “Deus está à frente de tudo. E tenho certeza de que Ele me guiará para que tomemos sempre as melhores decisões para fazer com que Indaiatuba continue sendo referência em qualidade de vida e também referência em cidade inclusiva, inovadora e sustentável”.

 

registrado em: fixa