Câmara Municipal de Indaiatuba

Instituída pela Câmara, Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência apresenta resultados positivos

Política municipal reduziu taxas de gestação precoce e se tornou referência nacional

Tempo de leitura: 2 minutos
Realizada entre os dias 1º e 8 de fevereiro, a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Indaiatuba foi marcada pela apresentação de dados positivos sobre a política municipal, considerada modelo para todo o país.

Desde o ano passado, a data está unificada com a Semana Nacional promovida pelo Ministério da Saúde, por iniciativa do presidente do Legislativo, Dr. Túlio Tomass do Couto – médico ginecologista que atua no Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança.

Os números foram apresentados no último sábado (7), no ambulatório, em evento que contou com a presença do presidente da Casa, do prefeito Dr. Custódio Tavares, do secretário de Saúde Dr. Flávio Brito e da secretária adjunta e ex-vereadora Silene Carvalini.

De 2018 para cá, o Programa de Prevenção à Gravidez na Adolescência reduziu as taxas de gravidez precoce de 11,9% para 6,5%. O projeto consiste na realização de ações educativas, como palestras e rodas de conversa, além da inserção consentida de dispositivos contraceptivos de longa duração. Mensalmente, são implantados em média 50 dispositivos em jovens de até 25 anos, após triagem realizada pelas unidades básicas de saúde.

No sábado, foi realizado um mutirão durante o qual foram inseridos 45 DIUs hormonais em pacientes previamente avaliadas.

“Indaiatuba é hoje uma referência nacional na prevenção da gestação precoce. O modelo implementado aqui há quase dez anos é atualmente replicado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), graças aos bons resultados obtidos em nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara. “Lembro que nosso programa também prevê a conscientização dos meninos a respeito das questões que envolvem a gravidez na adolescência”, pontua.

Os interessados em obter mais informações sobre o projeto podem procurar o Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Regente Feijó, nº 187.